MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 29 de junho de 2014

Tartaruga verde é devolvida ao mar após retirada de tumor em Maceió


Tartaruga da espécie verde tinha tumor de 400 gramas na nadadeira.
Animal passou por reabilitação no Instituto Biota após cirurgia.

Natália Souza Do G1 AL
Equipe do Instituto Biota promoveu soltura do animal (Foto: Bruno Stefanis/Instituto Biota)Equipe do Instituto Biota promoveu soltura do animal (Foto: Arquivo Pessoal/Instituto Biota)
Uma tartaruga Verde que passou por reabilitação após a retirada de um tumor foi devolvida ao mar da praia de Riacho Doce, neste domingo (29), em Maceió. A reportagem do G1 havia registrado o resgate do animal pelo Batalhão de Polícia Ambiental no último dia 17, na Lagoa Manguaba, em Marechal Deodoro.
Uma equipe do Instituto Biota de Conservação, responsável pela reabilitação e soltura do animal, levou a tartaruga até o mar por volta das 16h30.
Tartaruga Verde ficou mais de 10 dias em reabilitação (Foto: Bruno Stefanis/Instituto Biota)Tartaruga Verde ficou mais de 10 dias em
reabilitação (Foto: Arquivo Pessoal/Instituto Biota)
"Ela chegou na nossa sede no dia 17 deste mês, cheia de ectoparasitas (parasita externos), então foi colocada em água doce para se livrar deles. A água era trocada diariamente e a alimentamos todos os dias", afirmou, Segundo Bruno Stefanis, biólogo e fundador do Biota.
O tumor localizado na nadadeira posterior esquerda tinha 400 gramas e foi retirado na faculdade de veterinária de uma faculdade particular da cidade.
"Os tumores de papilomas é muito frequente em tartarugas que vivem em áreas poluídas, e tudo indica que em relação com a contaminação humana dos mares", completou Stefanis.
Essa foi a primeira soltura de tartaruga em reabilitação. "Estamos com outra aqui na sede em processo de reabilitação", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário