MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Carteira do Corinthians é encontrada com índios isolados no AC


Vários objetos utilizados por não indígenas estavam em posse de grupo.
Funai acredita que índios tenham pego de madeireiros ou narcotraficantes.

Rayssa Natani Do G1 Acre
Índios isolados no Acre (Foto: Divulgação/Funai) Objetos foram encotrados em posse de índios isolados (Foto: Divulgação/Funai)
Uma carteira com o escudo do Corinthians foi encontrada em meio a outros objetos utilizados por não indígenas em posse dos isolados, que vivem na fronteira do Acre com o Peru, por servidores da Fundação Nacional do Índio (Funai). Nos últimos dias, o órgão disponibilizou as imagens do primeiro contato feito pelos isolados com uma comunidade Ashaninka, na Aldeia Simpatia, da Terra Indígena Kampa e Isolados do Alto Rio Envira, no dia 29 de junho.

De acordo com a Funai, não é possível saber de que forma os índios tiveram acesso a esses materiais, mas algumas hipóteses foram levantadas. Entre elas, de que grupos de madeireiros ou narcotraficantes tenham passado pelo local. "Ou eles perderam e os isolados encontraram, ou os índios subtraíram de algum acampamento próximo da região", informou a Funai por meio de sua assessoria.
Um levantamento feito pelo antropólogo Terri Aquino em alguns rios acreanos na fronteira com o Peru, aponta que os saques feitos por isolados aumentaram entre 1980 a 1989 e 2006 a 2013. Uma das hipóteses é que, quando ameaçados, eles busquem por essas 'tecnologias'. As ameaças estão relacionadas à exploração de madeira, petróleo, narcotráfico e construção de estradas que pressionam uma aproximação com as aldeias de índios já contatados.

Ainda de acordo com a Funai, a carteira e os demais objetos foram registrados e depois devolvidos aos indígenas. Segundo um relatório divulgado pelo órgão, houve uma tentativa frustrada de realizar trocas de materias com os isolados.
"Mostrávamos um terçado e pedíamos uma flecha, mostrávamos artesanatos (eles demonstravam grande interesse) e pedíamos algum ornamento deles, mas nenhuma troca obteve sucesso", diz o relatório da Funai.
Isolados Acre (Foto: Reprodução/Funai)Funcionários da Funai relatam tentativa frustrada de trocar objetos com índios (Foto: Reprodução/Funai)

Nenhum comentário:

Postar um comentário