MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Fila de espera para cirurgia bariátrica no Pará é de 5 anos, diz médico


Cerca de mil pacientes aguardam na fila para operação.
Especialista tira dúvidas sobre cirurgia bariátrica.

Do G1 PA
Cerca de mil pacientes aguardam para fazer cirurgia bariátrica pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Pará. Segundo o cirurgião Luiz Cláudio Chaves, a espera pode chegar a cinco anos. O motivo da demora, além da procura elevada, é o cuidado com o paciente: antes mesmo de se submeter a cirurgia, o paciente passa pelo acompanhamento de uma equipe interdisciplinar que avalia as condições físicas e psicológicas. Para tirar dúvidas sobre a cirurgia, o médico participou do quadro "Fala Saúde" do Jornal Liberal 1ª Edição. Acompanhe a entrevista:
Não seria ideal que a comunidade médica incentivasse as pessoas obesas a ter hábitos saudáveis, como exercício físico e reeducação alimentar, em vez de um procedimento cirurgico? (Paulo Douglas)
O responsável por campanhas não é a comunidade médica, e sim o governo, que deveria ter controle de obesidade, inclusive infantil. A associação médica recomenda investimentos nesses programas.
Existe um peso mínimo para que a pessoa possa fazer a cirurgia? (Marcos Lopes)
Não. Existe uma relação entre peso e altura, que se calcula através do Indice de Massa Corpórea (IMC), que é o peso dividido pelo quadrado da altura. O mínimo para a pessoa fazer uma cirurgia bariátrica seria 35 caso o IMC estiver associado a doenças como diabetes e hipertensão, ou IMC de 40 caso não seja associado a doenças.
Uma criança de 10 anos com diagnóstico de obesidade pode fazer a cirurgia? (Renata Costa)
Uma criança não pode fazer a cirurgia. Atualmente no Brasil a idade mínima é 16 anos. Alguns países do mundo operam adolescentes que já tiveram maturação óssea completa, mas não pessoas de 10 anos.
Qual a probabilidade do paciente voltar a engordar depois da cirurgia bariátrica? (José Silva)
Normalmente é muito baixa. Reganhar 20% em cinco anos ocorre em muitos pacientes, mas este é um percentual pequeno: é como perder 50kg e engordar 10.
Conseguir uma cirurgia bariátrica é demorado? (Marinaldo Gomes)
No SUS, a lista de espera é longa e atualmente tem demanda para os próximos 5 anos. Porém é aconselhável, caso você queira fazer a cirurgia, a inscrever no hospital Jean Bitar, que faz parte do ophir Loyola, já que só se opera pela rede pública quem estiver na lista.
Existe acompanhamento psicológico após a cirurgia pelo Sus? (Angela da Silva)
Sim. O acompanhamento é de equipe multidisciplinar, com acompanhamento conforme a evolução clínica do paciente.
Fiz cirurgia bariátrica e queria saber se posso doar um rim. Tem algum problema? (Lena Chermont)
Não há problema em ser doadora, desde que tenha boas condições de saúde. Existem critérios para ser doadora, e a bariátrica não é critério de exclusão

Fiz cirurgia há 14 anos e voltei a engordar. O que fazer? (Humberto Leão)
Todo paciente que tem reganho de peso precisa ser avaliado pela equipe multidisciplinar, em particular pelo cirurgião, para identificar o motivo do reganho de peso. Se for por problemas técnicos, existe solução técnica. Se for por problema comportamental, não existe solução técnica, é preciso mudar hábitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário