MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Mulher improvisa biblioteca pública dentro de casa no Agreste da Paraíba


Projeto é realizado na zona rural de Serra Redonda.
Burrinho Xerife do Saber se transforma em biblioteca móvel.

Do G1 PB
Jaciara lê histórias para as crianças embaixo de uma árvore (Foto: Reprodução/TV Paraíba)Jaciara lê histórias para as crianças embaixo de
uma árvore (Foto: Reprodução/TV Paraíba)
Um pé de manga vira uma sala de aula ao ar livre, um telhado funciona como prateleira para livros e um burrinho se torna uma biblioteca móvel. Isso tudo é realidade graças ao projeto Chácara do Saber, realizado pela missionária Jaciara Vieira na zona rural de Serra Redonda, cidade do Agreste paraibano.
Apaixonada pela arte e pela cultura, Jaciara transformou a casa onde mora em uma biblioteca aberta à comunidade. Do lado de fora da casa, crianças e adolescentes escutam atentamente às histórias narradas por ela. Dentro do local, falta espaço para tantos livros, a maioria doados. Há exemplares até no banheiro.
“Eu tinha o espaço, mas eu não tinha os elementos que eu precisava para construir a biblioteca infantil. Eu me perguntava como eu posso fazer uma biblioteca se eu não tenho prateleiras? E foi nesse momento que eu olhei para o telhado e percebi que o meu telhado estava me dando a chance de construir a biblioteca. Foi então que tive a ideia de comprar esses fitilhos e pendurar as literaturas de forma lúdica e bem atrativa”, explicou Jaciara.
Jaciara não recebe nenhuma ajuda governamental, mas ela não está sozinha. A família e os amigos se voluntariam para ajudar na biblioteca. “As crianças amam isso aqui e a gente gosta de fazer”, comentou a voluntária Rosângela Santos.

A filha de Jaciara, a pequena Eunice de Castro já começou a seguir os passos da mãe e é a mais nova contadora de histórias da família. “Eu gosto de criança, de contar história. Mas para os pequenininhos, porque para os grandes eu fico com vergonha”, admitiu a menina.

Outra preocupação é com o meio ambiente. Na Chácara do Saber, nada vai para o lixo: garrafas PET, pneus velhos, tudo se transforma. Até a fita cassete antiga ganhou uma utilidade e virou um porta-lápis. E essa arte é ensinada para a comunidade. “Aqui nada se perde. Tudo é altamente transformável. Eu fui uma pessoa transformada e também tentei e estou conseguindo transformar alguns materiais", conta.
O burrinho Xerife do Saber leva livros para a cidade (Foto: Reprodução/TV Paraíba)O burrinho Xerife do Saber leva livros para a cidade
(Foto: Reprodução/TV Paraíba)
Xerife do Saber
Para que o projeto não ficasse apenas na área da propriedade de Jaciara, surgiu a ideia de criar uma biblioteca móvel. Com a ajuda do burrinho que recebeu o nome de Xerife do Saber, Jaciara, o marido, que é vaqueiro, e o neto seguem pela estrada carregando vários livros.

Na cidade, o burrinho para onde encontra pessoas interessadas em formar uma roda de leitura. “Um projeto super interessante. Parabéns! Que todos possam aproveitar isso de uma forma bem sábia”, avaliou a estudante Suzana Palmeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário