MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 31 de agosto de 2014

Alunos aprendem a cultivar hortaliças para a merenda escolar em MT


Crianças participam do projeto 'Educando com a Horta' em Cuiabá.
Oficina faz parte de programa que inclui aulas de dança e esporte.

Do G1 MT
Horta em escola de Cuiabá (Foto: Stephanie Freitas/G1)Hortaliças que são plantadas nas escolas depois viram ingredientes da merenda escolar em Cuiabá
(Foto: Stephanie Freitas/G1)
Cerca de 7.800 alunos da rede municipal de educação em Cuiabá participam de um projeto em que aprendem a trabalhar em hortas e parte da produção é utilizada nas merendas das próprias escolas. O 'Educando com a Horta Escolar e Gastronomia' é uma oficina desenvolvida nas unidades de ensino na capital desde 2008 e faz parte atualmente da rotina de 39 das 94 escolas municipais. Crianças e adolescentes de 6 a 14 anos acompanham e ajudam em todas as etapas da produção, desde o preparo da terra à colheita.
A engenheira agrônoma responsável técnica pelo projeto, Edilaine Cristina da Silva, explica que a intenção é estimular tanto a alimentação saudável dos alunos, quanto o contato com a terra. “É um trabalho pedagógico em que as crianças têm uma aula diferenciada. Muitas delas, que antes não gostavam, passam a comer verduras e temperos produzidos por elas mesmas”, destacou a técnica. A oficina faz parte de um programa nacional em que são oferecidas aos alunos outras sete atividades, como aulas de dança, esportes, leitura e informática.
A Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, localizada no Bairro Alvorada, na capital, é uma das que participam do projeto. Na unidade, cerca de 200 alunos do 1º ao 6º ano do ensino fundamental ajudam na produção de alface, rúcula, cenoura e diversos temperos.
“A oficina começou a ser implantada este ano. Primeiro realizamos uma gincana com as crianças para recolher produtos na vizinhança que poderiam ser reciclados e utilizados na horta, como garrafas pet e pneus”, contou a professora Daiane Campos Silva, articuladora do projeto na escola. Ela destacou que, além da produção, a ideia é conscientizar as crianças sobre a importância da reciclagem e sustentabilidade.
Após a realização da gincana, alunos de 6 a 12 anos escolheram juntos com os professores o que seria plantado no local. “Eles ajudaram desde a fundação mesmo e hoje cuidam da manutenção. Eles plantam, regam e colhem. Antes de praticar, eles realizaram pesquisas na oficina de informática”, relatou Daiane. Parte do trabalho de adubagem das hortas é feito com cascas e restos de alimentos da cantina.
Tainá Rodrigues, de 11 anos de idade, é uma das crianças que participa do projeto. Para ela, essa é uma das oficinas preferidas, já que tem contato com a natureza. “Aprendi que é muito importante fazer a reciclagem e também ajudar as cozinheiras. Minha avó tem horta na casa dela, mas eu não tinha mexido, como faço aqui”, contou a aluna que estuda há seis anos na instituição.
Na Escola Municipal Professora Hilda Caetano de Oliveira Leite, que fica na zona rural de Cuiabá, a horta foi construída em formato de relógio. No local, as 200 crianças que participam do projeto trocam experiências também com pequenos produtores rurais da região. “A horta já é trabalhada há quatro anos nessa escola, e o diferencial é a troca de informações que ocorre com a comunidade”, destacou a engenheira agrônoma responsável técnica pelo projeto, Edilaine da Silva.
Horta em escola de Cuiabá (Foto: Stephanie Freitas/G1)Alunos participam de todas as etapas de criação e manutenção da horta nas escolas de Cuiabá
(Foto: Stephanie Freitas/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário