MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 31 de agosto de 2014

Mulheres se reúnem para preservar tradição das fiandeiras em Jataí, GO


Produção de tecido de maneira artesanal quase não é mais encontrada.
Grupo ainda aproveita encontros para conversar, trocar experiências e dançar.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera
Um grupo de mulheres se reúne uma vez por semana em Jataí, no sudoeste de Goiás, para manter viva uma tradição antiga: a arte de fiar. Atualmente, a produção de tecido de maneira artesanal quase não é mais encontrada e elas querem preservar o ofício. Além de fiar, o grupo também aproveita os encontros para conversar, trocar experiências e dançar.
Para confeccionar o tecido as fiandeiras fazem diversas etapas. Primeiramente é necessário limpar o algodão, que chega ainda cheio de caroço. Em seguida, ele é colocado em uma espécie de escova, chamada par de carga. A pluma é desfiada até fica bem solta. Só depois é colocada na roda de fiar.
Depois que sai do equipamento, o algodão já se transforma em novelos. Com isso, as fiandeiras colocam o material no tear e conseguem fabricar diversas peças. “Dá para fazer muita coisa, como coberta, tapete, faz roupa de cama também, se quiser”, disse a aposentada Luzia Alves, que é fiandeira há mais de 60 anos.
Para o grupo, as reuniões semanais são muito mais do que trabalho. “Naquela época não existia pano de loja, não dava para comprar coberta, tinha era que fiar e tecer a roupa. A minha arte é essa, é o que eu sei fazer”, disse a aposentada Ana Joaquina de Oliveira, de 90 anos.
Aposentada de 90 anos mantém viva a tradição das fiandeiras, em Jataí, Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Aposentada de 90 anos mantém viva a tradição das fiandeiras (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Nenhum comentário:

Postar um comentário