MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 30 de agosto de 2014

Paletas mexicanas caem no gosto dos cearenses e de empreendedores


Marcas oferecem sabores frutados, cremosos e recheados.
Empresa de Salvador instala nove pontos de venda em Fortaleza.

Do G1 CE
Priscila e Leonardo resolver fazer paletas depois de uma viagem ao México (Foto: Kleber Gonçalves/Agência Diário)Priscila e Leonardo resolver fazer paletas depois de
uma viagem ao México (Foto: Kleber Gonçalves/
Agência Diário)
As paletas mexicanas caíram no gosto e se tornaram a nova “febre” gastronômica de Fortaleza, cidade de clima quente e propício para o consumo de sorvetes e picolés o ano inteiro. Depois de se consolidar nos mercados do Sudeste e Sul, cearenses resolveram investir no gelado que é bem maior do que um picolé normal - pesa em média 120 gramas -,  feito sem conservantes e corantes e, originalmente, à base de frutas.
Depois de uma viagem a lazer para o México e de provar a paleta original, o casal Leonardo Melo e Priscilla Coelho teve a ideia de produzir o picolé em Fortaleza. “Lá é muito tradicional, é uma coisa até familiar. Achamos aquilo incrível”.  A “El Mustache” começou a funcionar no mês de maio sem lojas físicas, apenas com o sistema de entrega a domicílio e divulgação nas redes sociais. A procura e aceitação surpreendeu os empresários. Priscila que trabalhava como psicóloga teve de largar o consultório e comandar a fábrica de paletas, enquanto Leonardo cuida do setor comercial.
Morango com leite condensado (Foto: El Mustache/Divulgação)Morango com leite condensado (Foto: El Mustache/
Divulgação)
Segundo Leonardo, algumas matérias-primas são importadas para que os sabores fiquem como o da receita legítima. Além da diferença no tamanho, as paletas podem ser frutadas, quando levam pedaços de frutas, cremosas, com creme de leite, ou recheadas, com brigadeiro, leite condensado, doce de leite ou calda de morango, por exemplo. As paleterias também oferecem opções alcóolicas do gelado, geralmente, com limão e tequila.
Após quatro meses de funcionamento e uma produção diária de 500 paletas, o casal já planeja a expansão da fábrica e a inauguração de duas lojas físicas até o fim do ano. A primeira está programada para setembro. O cardápio da El Mustache conta atualmente com 17 sabores com combinações já vindas do México e outras pensadas para o paladar dos cearenses. Os valores variam de R$ 6 a R$ 9. Atualmente, 80% das vendas da marca é de paletas recheadas. O campeão de pedidos é o sabor de doce de leite com doce de leite, mas o casal também aposta em um novo “queridinho”, o sabor de banana com recheio de nutela.
Paleta recheada de cream cheese e goiabada (Foto: Divulgação/Don Paletas)Paleta recheada de cream cheese e goiabada (Foto:
Divulgação/Don Paletas)
Pesquisa
Os noivos Nádia Cysne e Diogo Araripe não precisaram ir até o México para começar a fazer paletas. A gerente de seguradora experimentou uma no aeroporto de Salvador durante o carnaval deste ano e, mesmo sem nunca ter trabalhado com alimentação, resolveu montar uma paleteria em Fortaleza, ao lado do noivo e do cunhado. “Achei interressante. Fui atrás de me informar como fazer. Nós também observamos vários cases de sucessos. Como as paletas começaram a ser vendidas em Curitiba, em uma terra fria, pensei que em uma terra quente daria mais certo ainda”, conta Nádia.
Com um investimento inicial de cerca de R$ 100 mil, a “Don Paletas” funciona desde junho também sem loja física. Com uma cartela de 24 sabores e preços, variando de R$ 6 a R$ 9, a paleteria faz entrega a domicílio e distribuição de freezers em dez estabelecimentos comerciais espalhados pela cidade. Segundo Nádia, os favoritos dos clientes são os sabores recheados de morango com leite condensado e o de cream cheese com goiabada. Na linha de alcóolicos, além de limão com tequila, o sabor de amarula é um dos diferenciais.
Paleterias apostam em sabores alcóolicos como o de tequila com limão (Foto: Don Paletas/Divulgação)Paleterias apostam em sabores alcóolicos como o de
tequila com limão (Foto: Don Paletas/Divulgação)
Com três meses de “Don Paletas”, a empresa já produz mais de 10 mil paletas por mês. Mesmo com os preços mais altos do que um picolé tradicional, quem resolveu investir nas paleterias não reclama de rejeição do consumidor. “Desde o começo, teve muito aceitação. As paletas conquistam todos os sabores. O sabor e a forma como a gente faz é o diferencial. A gente procura deixá-los sem corantes e conservantes, para ficar mais saboroso e o mais natural possível”. No mês de setembro, a Don Paletas deve abrir a primeira loja física em um shopping de Fortaleza.
Expansão
De olho na movimentação do mercado cearense e do crescimento de paleterias na cidade, a marca baiana Helado Monterrey resolveu expandir os negócios no Ceará. Até o fim do ano, oito pontos de vendas próprios serão inaugurados nos principais shoppings de Fortaleza e um ponto de franquia no Aeroporto Internacional Pinto Martins.
Segundo o presidente da empresa, Pablo Rocha,  com a implantação das lojas, Fortaleza se tornará a terceira praça com mais pontos de vendas própríos da Monterrey, responsável por 30% do faturamento da empresa. O investimento para instalação das lojas será de R$ 2 milhões. Ainda segundo o presidente,  já há interessados em abrir franquias em outras cidades do estado, como Sobral, Juazeiro do Norte e o Crato.
Além da inauguração de pontos de vendas do Ceará, até o fim do ano, a Helado Monterrey deve abrir mais 92 pontos em São Paulo, Minas Gerais, Espirito Santo, Alagoas, Rio Grande do Norte, Paraíba, Rio de Janeiro, Brasília e Goiás. sendo 70 com operação própria e 30 de franquias. O investimento previsto é de 10,5 milhões.
A Helado Monterrey foi fundada em setembro de 2013 em Salvador. De acordo com a marca de paletas mexicanas, no primeiro semestre deste ano vendeu 1 milhão de picolés e a expectativa é fechar 2014, com cerca de 5 milhões de paletas vendidas. A média de preço de paletas é de R$ 6 a 8 e o faturamento mensal é de R$ 1,5 milhões.
Serviço
El Mustache
Para fazer pedidos: elmustachepaleteria@gmail.com
Telefones:  (85) 2181-4881 / WhatsApp (85) 8199-8693 / (85) 8707.6439 / 9710.4499.
Don Paletas
Delivery pelo telefone (85) 8877.4862.

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