MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 31 de agosto de 2014

Tiradentes se transforma em um grande bar ao céu aberto


Frank Martins - Hoje em Dia


Frank Martins/Jornal Hoje em Dia
Um dia dedicado às bebidas em Tiradentes
Um dia dedicado às bebidas em Tiradentes

O dia ensolarado e o tempo quente e abafado colaboraram para que Tiradentes se transformasse no penúltimo dia de Festival Cultural e Gastronômico em um grande bar ao céu aberto. Desde as primeiras horas da manhã centenas de pessoas ocupavam as mesas espalhadas pelos Largos do Chef, das Forras, e pelas calçadas dos vários barzinhos do centro da cidade.
Esse clima veio a casar muito bem com os principais cursos e palestras, ministrados no espaço Senac Gastronomia e Cultura, que abordaram como tema central as bebidas que fazem parte do dia a dia da culinária e da cozinha nacional.
As degustações começaram pela bebida mais tomada no período da manhã pelos brasileiros. O jovem Leo Moço, do Café do Moço, de Curitiba, mostrou no seu curso a importância do café na cadeia alimentar. Ele mostrou a importância que o cuidado e o zelo têm no preparo de um bom café, e no evento que ele significa na vida da população. "Tomar um café é uma reunião. Pode ser em casa ao acordar ou no trabalho com os amigos", disse Moço. Também foi exemplificado como o café pode substituir outros itens na alimentação. "Sempre falo que as mães podem trocar o achocolatado por café para os seus filhos. Isso é muito mais saudável".
Outro curso que chamou a atenção das pessoas que vieram ao festival foi o que explicava o processo de produção de vinhos em Minas Gerais por Murillo Albuquerque. O representante do vinho Primeira Estrada, da Vinícola Estrada Real, da cidade de Três Corações, contou que esse projeto vem sendo executado desde o ano 2000. Inicialmente ele era um trabalho de estudo universitário que virou realidade.
O vinho produzido em Minas Gerais é do estilo de inverno. Os produtores utilizaram no princípio mudas que vieram de vinícolas francesas e que deram muito bem com o solo seco, a pouca chuva e o clima da região. Murillo contou que os vinhos mineiros já participam de testes cegos na Europa e que são muito bem avaliados. "Temos um vinho de qualidade e temos potencial para crescer. Agora, se faremos sucesso no mercado, só o tempo dirá", afirmou o funcionário da vinícola que também confidenciou que até o fim do ano mais 10 marcas de vinho do Estado das alterosas devem entrar em circulação no comércio.
Entre os mais disputados estava o curso de degustação de cerveja promovido pela Bohemia. Ministrado pela Instrutora dos Cursos da Cervejaria, Marcela Carmo, os alunos puderam experimentar e saber um pouco mais sobre quatro tipos de cervejas da empresa. Ela abordou desde o processo de fabricação, à forma como o líquido deve ser transportado e armazenado, e a armonização com alguns pratos.
"O brasileiro gosta de beber cerveja e está agora aprendendo à degusta-lá. Estudos mostram que, se consumida de modo moderado, a cerveja é tão benéfica à saúde como o vinho. Além disso, as pessoas estão gostando mais de se informar sobre a bebida predileta nacional", explicou a professora.
O 17º Festival Cultual e de Gastronomia de Tiradentes encerra-se neste domingo com uma grande programação cultural e com intensas experiências desse mundo tão saboroso e pouco disseminado da culinária brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário