MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Cemitério São João Batista, no Rio, dá início a projeto de visitas guiadas


Local, em Botafogo, tem 65 mil pessoas enterradas.
Cemitério abriga túmulos de Tom Jobim, Marechal Rondon, entre outros.

Cristina Boeckel Do G1 Rio
Historiador Milton Teixeira conduz a visita guiada no São João Batista (Foto: Cristina Boeckel/G1)Historiador Milton Teixeira conduz a visita guiada no São João Batista (Foto: Cristina Boeckel/G1)
O Cemitério São João Batista, em Botafogo, Zona Sul do Rio, iniciou, nesta quinta-feira (30), seu projeto de visitas guiadas aos túmulos de celebridades e de personalidades importantes da história do país. Oitenta pessoas participaram da visita.
Fundado em 1852, o local abriga os jazigos perpétuos de Tom Jobim, Marechal Rondon e Cândido Portinari, entre outras figuras conhecidas. Cento e cinquenta túmulos de personalidades tem QR Codes (código de barras em 2D que pode ser escaneado por smartphones) que mostram a história da pessoa enterrada ali. Entre os já disponíveis estão o de Carmen Miranda e Santos Dumont.
Para o historiador e guia do passeio, Milton Teixeira, a importância do passeio é desmistificar o lugar e aproximar as pessoas de figuras históricas.
"As visitas aos cemitérios acontecem em todo o mundo. É uma maneira de ter contato com as pessoas que construíram o país. Afinal de contas, onde encontraríamos Carmem Miranda, Cazuza e Francisco Alves juntos?"
As visitas podem ser agendadas no site do cemitério, que tem 65 mil pessoas enterradas. Em Enfeitando os túmulos, o local tem uma das maiores coleções de arte do Brasil, que inclui a primeira escultura abstrata do país, feita em 1914.
Um dos momentos mais importantes da visita é a entrada no mausoléu da Academia Brasileira de Letras. "A visita é importante para a divulgação dos imortais aqui sepultados", disse o representante da ABL, Cid Moreira, que acompanhou a visita. Durante a visita ao mausoléu, um ator vestido com um fardão encenou uma colagem de textos de 'Memórias póstumas de Brás Cubas'.
Visitantes aprovaram o programa cultural no cemitério
Cerca de 80 pessoas acompanharam a primeira edição do passeio com bastante atenção nas palavras do guia e não se intimidaram com o forte calor que fazia no cemitério. O artista plástico Mauro Marcelino Freitas destacou a importância do aprendizado oferecido pela visita: “É muito legal para quem gosta de história. A visita agrega conhecimentos que não temos no dia a dia.”
A manicure Eva Tennes de Souza fez questão de levar o filho, Luiz Vítor, de 9 anos, ao passeio: “Acho importante conhecer a história de quem está enterrado nos túmulos para saber mais sobre a cidade. E eu amo a história do Rio de Janeiro.”
Ataíde Lemos, professor e advogado, se emocionou ao visitar o túmulo do líder comunista Luiz Carlos Prestes: “Eu participei de reuniões com ele durante a ditadura militar. Foi um grande homem. Um grande brasileiro.”
Para Milton Teixeira, o Cemitério de São João Batista é o mais importante da América Latina, pelo número de personalidades importantes sepultadas. Circulando com naturalidade entre os jazigos, perguntado sobre qual seria a sua epígrafe, ele não pensa duas vezes: “Na minha lápide estará escrito: enfim, magro”.
Para quem se interessar em participar do projeto, as inscrições podem ser realizadas no site do Cemitério São João Batista.
Túmulo de Tom Jobim é um dos visitados no projeto (Foto: Cristina Boeckel/G1)Túmulo de Tom Jobim é um dos visitados no projeto (Foto: Cristina Boeckel/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário