MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Cresce número de pessoas com mais de 60 anos e que ainda trabalham


por
Daniela Pereira
Publicada em  TRIBUNA DA BAHIA
Em dez anos aumentou cerca de 52% o número de pessoas acima de 60 anos no mercado de trabalho na cidade como apontam dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A presidente da Federação das Associações de Aposentados, Pensionistas e Idosos do Estado da Bahia (Feasapeb), Marise Costa Sansão, afirma que o motivo principal é o fator previdenciário, que reduz o valor da aposentadoria, obrigando as pessoas a continuar trabalhando.
De acordo com o IBGE, em Salvador e Região Metropolitana houve um aumento de 52% porque em 2003 havia 47mil pessoas acima de 60 anos ou mais no mercado de trabalho.
Em  2013 este número passou para 102 mil trabalhadores nesta faixa etária. No Brasil, 5,18 milhões idosos estavam no mercado de trabalho, em 2003 e dez anos depois, foi para 7,2 milhões. E na Bahia em 2003, 482 mil, já em 2013, a soma foi de 583 mil.
O  supervisor de Disseminação de Informações , da Unidade Estadual do IBGE na Bahia, Joilson Rodrigues de Souza, afirma que os dados mostram “a valorização do trabalho dos mais velhos, pois houve uma mudança do ambiente econômico, e fica mais claro isto com aumento na Região Metropolitana de Salvador”.
Os dados do instituto não especificam se estes números são por demora de aposentadoria ou continuidade no trabalho ou ingresso após aposentadoria. Para a presidente da Feasapeb um dado é certo: não é ingresso em trabalho novo após aposentadoria porque “é muito difícil arranjar emprego após 60 anos, as pessoas mais velhas ninguém quer”, afirmou.
Para Sansão está claro que se trata da demora de se aposentar e continuidade após aposentadoria devido ao “ fator previdenciário que diminui os benefícios previdenciários, principalmente para nós mulheres que temos vida mais longa,segundo estatísticas, fazendo com que muitos trabalhadores adiem a sonhada aposentadoria e outros mesmo aposentados prossigam no trabalho ou ingressem novamente no mercado”, declarou a aposentada.
O fator previdenciário é um cálculo das aposentadorias por tempo de contribuição e por idade, sendo opcional no segundo caso.
Criado no governo de Fernando Henrique Cardoso com o objetivo de equiparar a contribuição do segurado ao valor do benefício,  baseia-se em quatro elementos: alíquota de contribuição, idade do trabalhador, tempo de contribuição à Previdência Social e expectativa de sobrevida do segurado
A dirigente da federação da categoria explicou que com este cálculo o trabalhador tem muitas perdas e mesmo que se aposente com um teto máximo com o tempo vai reduzindo o valor cada vez mais porque os reajustes nunca alcançam o valor máximo da época.
“Ficou claro que a pessoa tem medo de sair, quem está em vias de se aposentar. Nós que já nos aposentamos tivemos que nos reinserir no mercado de trabalho porque um dado lamentável é que dos  dois milhões de aposentados na Bahia  83,6% recebem apenas um salário mínimo. E a gente tem família muitas vezes para ajudar, remédios que são caríssimos e praticamente não sobra para lazer “, criticou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário