MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Escolas de Bom Jardim encerram aulas mais cedo por falta de merenda


Além da fome, alunos também sofrem com a falta de estruturas nas salas.
Segundo o MP, prefeitura não cumpre ações determinadas pelo Justiça.

Do G1 MA, com informações da TV Globo
Em Bom Jardim, cidade localizada a 275 quilômetros da capital maranhense, os alunos da rede municipal de ensino sofrem com a falta de merenda escolar e da ausência total de estrutura nas escolas. A matéria foi exibida nesta sexta-feira (31), no Bom Dia Brasil (veja a íntegra da matéria no vídeo acima).
Devido a estes problemas há mais de três semanas as aulas precisam ser encerradas mais cedo. “É necessário sair mais de por conta da falta de alimentação na escola. Então, esse trabalho fica prejudicado”, afirmou o professor afirma Aristides Rodrigues.
A denúncia é confirmada pelos próprios alunos, que saem pelo menos uma hora mais cedo para não ficar com fome. “É ruim porque a gente não aprende”, disse um aluno.
Em uma das escolas da cidade, alunos de séries diferentes assistem às aulas juntos, sem uniforme e muitos até descalços. Na cozinha, a professora mostra a merenda que chegou. “Só tem arroz”, conta a professora.
Em povoados mais afastados da sede, a situação fica ainda mais grave por causa da estrutura. A maioria das escolas têm as paredes de barro e piso de chão batido. Os alunos também vão embora mais cedo porque não têm o que comer. “Não tem merenda, não. Fico com fome”, disse uma das crianças da zona rural do município.
A escola que não tem comida, também não possui banheiro e as crianças usam o mato e muitas vezes têm que se expor a perigos, como arame farpado. “A gente passa por debaixo. Tem vezes que a gente se rela. Ainda tinha um arranhado aqui no braço”, disse Francisco Rodrigues, de 11 anos.
Ações judiciais
Segundo a promotora de Justiça da comarca, Karina Freitas Chaves, três ações civis públicas (ACP) foram ajuizadas contra a prefeita Lidiane Leite da Silva, em razão de irregularidades na educação municipal. A última no dia 23 de outubro, por ato de improbidade administrativa devido ao descumprimento de decisão judicial. A sentença descumprida refere-se à ACP movida em 8 de abril de 2014, quando a promotora requereu urgência na regularização do fornecimento de merenda escolar, o qual tem prejudicado o calendário de aulas no município.
No entanto, apesar da justiça ter concedido decisão favorável ao Ministério Público, a prefeitura descumpriu a ordem judicial para que fossem adotadas todas as medidas necessárias para a entrega, nas escolas da rede municipal, da totalidade de alimentos referente a um mês de aula (20 dias), durante todo o período letivo.
Em julho 2013 uma outra ACP foi ajuizada pela promotora, questionando a oferta irregular de ensino e o não cumprimento do calendário escolar devido à falta de professores, de transporte e de merenda escolar.
A prefeitura de Bom Jardim disse que não tem dinheiro para fornecer a merenda. E não falou nada sobre essa falta de banheiro.
Alunos têm que assistit aulas descalços e em chão de terra batida (Foto: Reprodução/TV Globo)Alunos têm que assistit aulas descalços e em chão de terra batida (Foto: Reprodução/TV Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário