MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

No AM, menina doa cabelo a instituto após mãe de criação morrer de câncer


Estudante cortou 43 cm do cabelo em campanha que teve adesão de 700.
'Se fosse para a mamãe eu faria o mesmo', disse Maria Julia, de 11 anos.

Jamile Alves Do G1 AM
Maria Julia tinha cabelo grande há cinco anos (Foto: Jamile Alves/G1 AM)Maria Julia tinha cabelo grande há cinco anos (Foto: Jamile Alves/G1 AM)
"Fazer o bem, sem olhar a quem". O dito popular incorpora em cada palavra o propósito da estudante Maria Julia Menezes, de 11 anos, que decidiu doar os cabelos longos "cultivados" por cinco anos para vítimas de câncer durante campanha realizada em Manaus. A atitude, por si, já é considerada nobre. Para a jovem, entretanto, a coragem de mudar de visual tem um significado ainda maior. Com as mechas recém-cortados nas mãos, ela relembrou a bravura da mãe de criação, Shirley Bessa, que morreu após lutar contra o câncer, há quatro anos. "Se fosse para ela eu teria feito o mesmo", disse.
Filha da doméstica Isabel Menezes, 36, Maria Julia foi criada desde bebê junto à família de Shirley. A proximidade entre as duas logo fizeram a estudante chamá-la de mãe, e levou também a Shirley ser escolhida madrinha de Maria Júlia. Quando a menina tinha quatro anos, a família recebeu a notícia de que Shirley estava com câncer no estômago. Mesmo muito nova na época, ela relembrou o dia em que a madrinha precisou cortar os cabelos. "Ela foi lá pro quintal com o papai [esposo de Shirley], aí ele pegou a máquina e começou a raspar", relembrou.
Maria Julia com os pais de criação (Foto: Arquivo Pessoal)Maria Julia com os pais de criação há cinco anos
(Foto: Arquivo Pessoal)
Shirley morreu após dois anos, em 2010, quando Maria Julia tinha apenas seis anos. O olhar assustado com o qual Maria encarou a tesoura era de quem, assim como a mãe de criação, cultivava os cabelos pouco acima da cintura. Mesmo com medo do resultado, ela se mostrou convicta da decisão que, para ela, simboliza uma homenagem à mãe de criação.
"Eu lembro que a mamãe sofria muito, principalmente depois que ficou carequinha. Eu quero deixar outras mulheres que também sofrem de câncer felizes. Sei que é importante para a autoestima delas", contou a menina, ao revelar que recusou propostas para vender o cabelo. "Eu prefiro doar a quem realmente precisa deles", disse.
Já com os cabelos mais curtos, ela posou feliz junto aos recém-cortados 43 cm de cabelo, separados por mechas. "Estou aliviada. Com um pouco de frio agora, mas estou feliz", brincou. Os cabelos de Maria Julia e de outras 700 mulheres que aderiram à campanha "Seu cabelo tem mais força" devem ser doados a instituição Lar das Marias, que cuida de mulheres que lutam contra o câncer em Manaus.
Ansiosa, Maria foi uma das 700 pessoas que doaram cabelo para campanha 'Seu cabelo tem mais força' (Foto: Jamile Alves/G1 AM)Ansiosa, Maria foi uma das 700 pessoas que doaram cabelo para campanha 'Seu cabelo tem mais força' (Foto: Jamile Alves/G1 AM)
Campanha
O mês dedicado à prevenção do câncer de mama, conhecido por 'Outubro Rosa', incentivou a realização da campanha 'Seu cabelo tem mais força', que ultrapassou a meta de cortes de cabelo, e teve cerca de 700 doações em prol da causa. A iniciativa, promovida pelo Amanda Beauty Center em parceria com o Manauara Shopping, arrecadou o equivalente a 150 m de mechas de cabelo.
'Nos tornamos mais humanos', disse a aposentada Dalva Santos após doar cabelos a instituto (Foto: Jamile Alves/G1 AM)'Nos tornamos mais humanos', disse aposentada
após doar cabelos (Foto: Jamile Alves/G1 AM)
Na quarta e quinta-feira (30), clientes receberam cortes gratuitos em troca de, no mínimo, 10 cm de cabelo. Segundo o proprietário do salão de beleza, Luis Alberto Pontes, a adesão de mulheres e até de homens surpreendeu os colaboradores. "Tivemos um número três vezes maior que o esperado. Temos lista de espera para doar. Muita gente cortou o cabelo aqui, outras pessoas já trouxeram o cabelo para doar. O público abraçou a causa", contou.
A aposentada Dalva de Souza Santos, de 62 anos, foi uma das doadoras e se desapegou de 37 cm de cabelo. Com as madeixas agora na altura do ombro, ela disse se sentir presentada. "Quando a gente doa, a gente sempre ganha algo também, nem que seja alguma coisa dentro do nosso coração. Arrastei minha filha e minha neta para doar o cabelo também. É uma sensação ótima. Fazer parte disso nos torna mais humanos", afirmou.
Rebeca Almeida, de 18 anos, também decidiu cortar 38 cm do cabelo. A estudante chegou ao salão com medo, mas saiu radiante. Para ela, parte da felicidade está em ajudar outras mulheres vítimas do câncer. "Eu deixei ele crescer durante dois anos e dizia que só iria cortar quando fosse pra doar. Acho que estou fazendo algo bom com o que eu tenho. Fico feliz em poder ajudar", completou.
Rebeca Lemos doou 38 cm do cabelo ao Lar das Marias (Foto: Jamile Alves/G1 AM)Rebeca Lemos doou 38 cm do cabelo ao Lar das Marias (Foto: Jamile Alves/G1 AM)
Meta de 500 cortes foi superada no início do segundo dia de campanha (Foto: Jamile Alves/G1 AM)Meta de 500 cortes foi superada no início do segundo dia de campanha (Foto: Jamile Alves/G1 AM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário