MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 30 de novembro de 2014

Conheça a Dieta Paleolítica: reeducação alimentar promete vida mais saudável


Na dieta paleolítica são excluídos alimentos bastante presentes no nosso dia a dia
Ronney Argolo (ronney.argolo@redebahia.com.br)
Almoço e jantar não estão garantidos. Refeição é sorte e esforço: pode ser caça que se pega na selva ou fruta encontrada no caminho. É preciso estar atento para comer e para não virar comida, já que uma fera pode aparecer a qualquer momento. Assim era o mundo há milhões de anos. Para algumas pessoas, ainda é. Pelo menos no cardápio.  
A dieta paleolítica, mania do momento entre famosos como Miley Cyrus e Megan Fox, não é uma modinha: é uma reeducação alimentar. Ela retoma os hábitos alimentares que acompanharam o homem por quase três milhões de anos.
Segundo os pesquisadores, o corpo do homem já se acostumou a comer desse jeito, explica o nutricionista Daniel Cady. “As pesquisas focam os hábitos alimentares antes do homem dominar a agricultura. Era uma dieta com algumas raízes, frutas fibrosas, verduras, carne, ovos e, às vezes, nozes e castanhas ou mel. O mais natural possível”, conta.
A vantagem da dieta paleolítica em relação às outras é não exigir controle muito criterioso de calorias, aponta a nutricionista Vanessa Bulcão. “Ela busca o consumo de alimentos na forma mais natural possível. Evitando os alimentos prejudiciais à nossa saúde, como os industrializados, os quais não existiam na era Paleolítica, principalmente carboidratos refinados, gorduras trans, corantes, adoçantes”, afirma Vanessa. A especialista sugere a dieta para prevenir doenças como diabetes, hipertensão e até mesmo câncer.
Para cada um
Na dieta paleolítica são excluídos alimentos bastante presentes no nosso dia a dia: leite e derivados, cereais como feijão e trigo, massas e todo açúcar refinado que está na confeitaria tradicional, por exemplo, ficam de fora. Em compensação é permitido comer omeletes, folhas, frutas e vegetais à vontade. “O profissional vai explicar como baleancear os nutrientes. Algumas pessoas podem sentir tontura nos primeiros dias, mas é a readaptação do corpo”, explica Daniel.
Vanessa Bulcão acredita que a reeducação alimentar deve ser associada a atividade física. Além da combinação aumentar a qualidade de vida, ajuda a quem busca perda de peso. 
Daniel lembra que, antes de aderir a qualquer dieta, é preciso procurar um nutricionista. “Pode ser perigoso mudar os hábitos alimentares radicalmente sem exames que mostrem a situação do próprio corpo”, diz o especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário