MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 30 de novembro de 2014

'I Feira ProMobile' em Roraima mostra como 'nasce' um aplicativo


Universitários mostram aplicativos desenvolvidos para o sistema Android. Pesquisas fazem parte de parceria entre UFRR, Ufam e Samsung.

Anne de Freitas Do G1 RR
Academicos do curso de Ciências da Computação puderam mostrar os aplicativos para jogos desenvolvidos entro da sala de aula (Foto: Anne de Freitas/ G1 RR)Acadêmicos do curso de ciências da computação
puderam mostrar os aplicativos para jogos
desenvolvidosem sala de aula
(Foto: Anne de Freitas/G1 RR)
Acadêmicos do curso de ciência da computação da Universidade Federal de Roraima (UFRR) realizaram na sexta-feira (28) a 'I Feira de Aplicativos ProMobile' para mostrar para a comunidade como 'nasce' um app. Do entretenimento aos sustentáveis, os aplicativos elaborados são os mais diversos e alguns chegam a surpreender pela complexidade.

O professor Filipe Dwan explica que essa é uma forma de incentivar os alunos para um novo segmento que está em pleno desenvolvimento, não só no Brasil, como no mundo.

"Acho que essa é um tendência mundial, em qualquer lugar que você for, a tendência é programação 'mobile', é para dispositivos móveis. Tudo está convergindo para isso e o mercado está numa crescente sem previsão nenhuma de declínio. Então, a gente tem que se atentar para as tendências de mercado e repassar isso aos alunos", ressaltou.

O projeto 'ProMobile' é voltado para o desenvolvimento e soluções para dispositivos móveis Android e é uma parceira entre UFRR, Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e a empresa Samsung. Em 2013, alguns aplicativos feitos pelos alunos foram lançados no Google Play para serem baixados gratuitamente.

"O curso tem disciplinas específicas da área de tecnologia móvel que premia os melhores alunos com bolsas pagas pela Samsung. Há alunos de pesquisa que também ganham bolsas e temos a oportunidade de levar alunos para intercâmbio", explica o coordenador do 'ProMobile' em Boa Vista, Luciano Ferreira Silva.

Na Feira, os visitantes puderam conferir as soluções desenvolvidas durante 2014. Os estudantes mostraram como criar um aplicativo em 15 minutos, jogos criados pelos acadêmicos, além de fazerem uma pesquisa na qual os visitantes poderiam levar sugestões para a criação de novos aplicativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário