MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 30 de novembro de 2014

No AM, cardeal Cláudio Hummes defende atualização da Igreja Católica


'É preciso transformar, sem condenar', afirmou o líder religioso brasileiro.
Arcebispo emérito de SP celebrou missa em Manaus, neste domingo (30).

Jamile Alves Do G1 AM
Durante celebração, Dom Cláudio Hummes salientou importância de tornar igreja mais missionária (Foto: Jamile Alves/G1 AM)Durante celebração, Dom Cláudio Hummes salientou importância de tornar igreja mais missionária (Foto: Jamile Alves/G1 AM)
Transformação. Esta foi a palavra que marcou o encontro entre o arcebispo emérito de São Paulo, cardeal Cláudio Hummes, e dezenas de fiéis amazonenses, no Santuário Nossa Senhora da Amazônia - Zona Oeste de Manaus - neste domingo (30). Durante a celebração eucarística, o líder religioso salientou a necessidade de renovar a igreja católica e abrir mão dos julgamentos. "É preciso transformar, sem condenar o mundo e os que estão nele", declarou o cardeal, um dos principais nomes da Igreja Católica na atualidade.
Como presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia - da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) - o cardeal chegou em Manaus, nesta sexta-feira (28), para visitar a Arquidiosece de Manaus e conhecer a realidade de outras dioseces do estado. Neste domingo (30), ele celebrou a primeira missa na capital ao lado do arcebispo da Arquidiocese manauense, Dom Sérgio Castriani.
Durante momentos da celebração, Dom Cláudio fez questão de relembrar a doutrina seguida pelo Papa Francisco, a quem ajudou na escolha do nome oficial do pontífice. "A Igreja é sempre a mesma, o mesmo Jesus Cristo, a mesma mensagem. Mas como atualizá-la de forma que seja uma mensagem para o mundo de hoje? Para que seja uma luz? É preciso trazer a Igreja para o tempo de hoje. Jesus não veio condenar, mas salvar. A Igreja precisa ser mais missionária", disse ao G1.
Cardeal celebrou missa em Manaus neste domingo (30) (Foto: Jamile Alves/G1 AM)Cardeal celebrou missa em Manaus neste domingo (30) (Foto: Jamile Alves/G1 AM)
Para o cardeal, que chegou a ser apontado como um dos potenciais sucessores de João Paulo II e Bento XVI no período antecedente ao conclave, a forma como o Papa Francisco conduz a igreja católica encoraja a fé cristã. "O papa quer ouvir não só os líderes religiosos, mas o povo, que sabe a direção e que interpreta a forma como o evangelho é visto no mundo. É por isso que o papa fala de renovação. Ele não é um teórico, é um homem concreto que nos encoraja e conduz muito bem a Igreja neste momento. É o que eu sempre digo: novo papa, novo tempo", afirmou.
Neste sábado (29), Dom Cláudio Hummes visitou a comunidade ribeirinha Puru-Puru e a comunidade São Francisco, no Careiro da Vázea. A expectativa do cardeal quanto às visitas é de que a devoção à Nossa Senhora da Amazônia "crie raízes e acompanhe o povo durante a peregrinação para construir o seu futuro", afirmou o líder religioso, que segue a frente da Comissão Episcopal para a Amazônia há quatro anos.
Missa foi celebrada ao lado do Arcebispo de Manaus Dom Sérgio Castriani (Foto: Jamile Alves/G1 AM)Missa foi celebrada ao lado do Arcebispo de Manaus Dom Sérgio Castriani (Foto: Jamile Alves/G1 AM)
Celebração
Com uma vista panorâmico para a floresta, o Santuário Nossa Senhora da Amazônia, na Zona Oeste, foi o altar para a celebração carismática de Dom Cláudio Hummes aos manauenses. Presidente de uma comissão que visa sensibilizar as igrejas brasileiras e mundiais para as questões amazônica, o cardeal foi aplaudido pelos fiéis após a celebração.
Para agradecer a visita do sacerdote ao Amazonas, o escritor e filósofo Alfredo Lopes, de 62 anos, presentou o cardeal com um livro sobre a região. "Como cristão é uma verdadeira honra recebê-lo aqui. É um reconhecimento do papel da Amazônia no desafio do homem em interagir com o meio ambiente e promover o desenvolvimento, pela igreja. É gratificante recebermos esta atenção, pois reconhece que aqui há respostas para muitas dúvidas do mundo", disse.
O cardeal rezará outra missa, neste domingo, às 17h, no Conjunto Habitacional Viver Melhor, Zona Norte de Manaus.
Escritor entregou presente a cardeal após celebração (Foto: Jamile Alves/G1 AM)Escritor entregou presente a cardeal após celebração (Foto: Jamile Alves/G1 AM)
Cardeal Cláudio Hummes
Dom Cláudio Hummes é frade franciscano e nasceu em Montenegro (RS), em 8 de agosto de 1934. Foi o 18º bispo de São Paulo, sendo seu 6º arcebispo e 4º cardeal; é arcebispo emérito de São Paulo.
O religioso é um dos brasileiros com maior trânsito na burocracia vaticana. Em 31 de outubro de 2006, foi nomeado prefeito da Congregação para o Clero, na Cúria Romana. Em 2010, ele renunciou ao cargo no Vaticano. O papa Bento XVI aceitou a renúncia apresentada por dom Cláudio, que atingiu o limite de idade para o cargo. Ele é também membro da Pontifícia Comissão para a América Latina.
Dom Cláudio era considerado um dos mais prováveis sucessores do antigo papa João Paulo II e chegou a ter o nome apontado como possível sucessor de Bento XVI, mas, devido à idade, já apresentava chances reduzidas no momento. Ele foi um dos brasileiros aptos a votar no Conclave, reunião secreta com objetivo de escolher o novo Papa.
Após ser escolhido, o Papa Francisco revelou ter escolhido o nome - de São Francisco de Assis - inspirado pelo cardeal brasileiro Cláudio Hummes. Segundo ele, após obter os votos necessários para ser eleito papa, Hummes o abraçou e disse para que ele não se esquecesse dos pobres, povo apoiado pelo santo.
Atualmente, o cardeal preside a Comissão Episcopal para a Amazônia, criada em abril de 2003, como "expressão do compromisso dos bispos do Brasil, selado no pacto de apoio solidário e fraterno à Igreja na Região". A Comissão cria e coordena projetos de solidariedade e programas afins, por meio da participação corresponsável e fraterna de todas as dioceses no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário