MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Em RO, nova cultura de cacau pode aumentar produção a partir de 2015


Cerca de 40 mil portas de enxertos para clonagem chegaram ao estado.
Produção pode ser mais de seis vezes maior que a atual, diz Ceplac.

Pâmela Fernandes Do G1 RO
Nova cultura promete aumentar a produção de cacau em Rondônia em seis vezes (Foto: Ceplac/Divulgação)Nova cultura promete aumentar a produção de cacau em Rondônia em seis vezes (Foto: Ceplac/Divulgação)
A chegada de um novo material botânico em Rondônia pode aumentar sem seis vezes a produtividade do cacau no estado. Segundo a Comissão Execução do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), aproximadamente 40 mil portas externos de cacaueiros, destinadas à produção de mudas clonadas, chegaram à Estação Experimental de Ouro Preto do Oeste (RO) na última sexta-feira (26) e estarão prontas para a distribuição a partir de março de 2015.
Para o chefe de serviços de extensão rural, Alberto Quintans, com a nova tecnologia, que veio da Ceplac de Ilhéus (BA), onde foi criada e desenvolvida, será possível buscar tecnologias e condições para melhorar a qualidade de vida de agricultores e gerar mais riquezas ao estado. Ele afirma que a implantação da nova cultura de cacau será um divisor de águas para Rondônia. "A cacauicultura de alta produtividade gera riqueza à sociedade e garante a sustentabilidade da atividade econômica", garante Quintans.
Mudas devem ser distribuídas a partir de março de 2015 (Foto: Ceplac/Divulgação)Mudas devem ser distribuídas a partir de março de
2015 (Foto: Ceplac/Divulgação)
De acordo com a Ceplac, atualmente a produção de cacau em Rondônia é de cerca de 450 quilos de amêndoas secas por hectare e este número pode chegar a três mil quilos por hectare com a implantação da nova cultura. "As portas já passam pelo processo de enxerto. Depois da clonagem, as mudas serão distribuídas em jardins clonais e só depois serão distribuídas de forma gratuita aos agricultores a partir de março", explica.
Quintans alega que o investimento na produção de cacau vem em uma época muito válida e Rodônia tem condições favoráveis à produção. "O mundo globalizado demanda mais alimentos e matéria prima para sua produção e não poderia ficar de fora de tal contexto o cacau. Com a clonagem, as lavouras terão plantas uniformizadas e garantia de alta produtividade", finaliza Alberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário