MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Erveiras do Ver-o-Peso preparam banhos para a chegada do ano novo


Expectativa para as vendas é grande nesta quarta-feira (31).
Banhos são comercializados por aproximadamente R$ 20.

Do G1 PA
Mulheres erveiras do Ver-o-Peso (Foto: Lucas Teixeira/Divulgação)Banhos atraem sorte e afastam o mal olhado, de acordo com erveiras. (Foto: Lucas Teixeira/Divulgação)
As erveiras da feira do Ver-o-Peso, tradicional mercado do centro de Belém, preparam os tradicionais banhos de cheiro da região para a chegada do ano novo. Os feirantes que vêm de vários bairros e até do interior do Pará, chegaram ao Ver-o-Peso por volta das 2h da madrugada desta quarta-feira (31) para começar a preparar as vendas.
Os banhos são feitos com ervas, cipós, madeiras e plantas da Amazônia e, de acordo com a tradição, devem ser passados no corpo durante o réveillon para atrair sorte e afastar o mal olhado. O líquido é envasado em pequenas garrafas e tem nomes como "banho do descarrego" e "banho cheiroso".
A erveira Dona Coló, que já trabalha há mais de 30 anos no mercado, fez 150 kits para atender a demanda das festas do ano novo. Ela explica que há dois tipo de banho para os rituais de ano novo.
“O da limpeza é para tirar o mal olhado, inveja e aborrecimento. O banho da virada é o banho da sorte, da felicidade, prosperidade, da saúde e do amor, é claro”, explica Dona Coló.
A erveira conta ainda que os consumidores voltam para contar se o banho deu certo e comprar mais. “Quem compra volta para agradecer, dizer que deu certo e leva de novo. Ontem aconteceu isso, vieram buscar o perfume do amor, o banho do amor, o de cheiro e o de limpeza, porque muita gente está procurando um banho para se limpar e outro para trazer coisas boas”, diz.
Os banhos são comercializados no valor de aproximadamente R$ 20. Nesta quarta-feira, a feira do Ver-o-Peso fica aberta até às 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário