MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Projeto verão: veja 15 atitudes que ajudam a combater a sua celulite


por
Larissa Drumond, especial para iG São Paulo
Publicada em TRIBUNA DA BAHIA
Foto: Getty Images
Beba bastante água - o líquido ajuda na eliminação de toxinas
Com a chegada do verão, as academias ficam cheias de gente em busca do corpo perfeito, principalmente de quem quer se ver livre da celulite, que surge sobretudo no bumbum e na parte posterior da coxa – bem, você sabe.
Resultado do acúmulo de gordura e tecidos inflamados, ela faz com que a pele ganhe aspecto de casca de laranja por alguns motivos: predisposição genética e fatores hormonais ou externos, como sedentarismo, tabagismo e alimentação.
Para evitar esses furinhos indesejados, exercícios físicos são fundamentais, mas existe uma série de outras atitudes que ajuda a eliminá-las. Primeiro, veja os 15 alimentos que precisam entrar na sua dieta e, então, siga as dicas abaixo, dadas pela nutróloga Liliane Oppermann e pela dermatologista Leticia Sabo Muller, da Clínica Vivid, em São Paulo.
1. Beba bastante água
Sim, é clichê. Mas ingerir, em média, dois litros de água por dia é realmente importante para o bom funcionamento do organismo. Além de estimular a circulação, o líquido auxilia na eliminação de toxinas e do tecido mal oxigenado e mal nutrido.
2. Opte por alimentos com baixo teor de gordura
Anote o que não pode faltar na sua cozinha: hortaliças, frutas, laticínios desnatados, carnes magras, peixe, frango e grãos (feijão, ervilha, grão de bico ou lentilha). Frutas e verduras, principalmente, revitalizam a pele e a deixam com mais vigor.
3. Combine exercícios aeróbicos com musculação
Caminhada, corrida, bicicleta, elíptico e atividades aeróbicas em geral são fundamentais para dar adeus à celulite. Tome cuidado, no entanto, para o fim de um problema não originar outro.
Quando a célula de gordura é quebrada, é natural que a pele fique mais flácida. Por isso, é importante acrescentar em seu treino exercícios que fortaleçam os músculos.
4. Evite o álcool
Além de bebidas alcoólicas terem alto teor calórico e nenhum nutriente, elas retêm líquido, dando grande chance para os furinhos aparecerem. E mais: sua metabolização é realizada pelo fígado, que poderia ser utilizado para liberar as toxinas do corpo.
5. Cuidado com alimentos muito salgados
Embutidos, carne seca, azeitona, presunto e até mesmo peito de peru light podem ter sal em excesso, que favorecem a retenção de líquido e acentuam a celulite.
6. Invista em fibras
Grãos como aveia, linhaça e chia auxiliam na regulação do intestino. Enquanto a linhaça e a chia são ricas em ômega 3, que tem ação anti-inflamatória, a aveia contém um mineral chamado cromo, que queima a gordura do abdômen, e silício, que aumenta a produção de colágeno e reduz a absorção de açúcar no sangue.
7. Escolha alimentos anti-inflamatórios
Como a celulite não deixa de ser uma inflamação, alguns alimentos ajudam a combatê-la. É o caso do ômega 3 (presente no atum, no salmão, na linhaça e na chia), do açafrão e do chá verde, que contém polifenóis.
8. Não use calças jeans muito apertadas
Jeans sem stretch podem dificultar a circulação, ainda mais se o trabalho exige uma mesma posição na maior parte do dia. Escolha tecidos com mais elasticidade e que não impeçam a transpiração da pele.
9. Fique longe do cigarro
O tabaco dificulta a circulação e suas toxinas fazem com que os tecidos da pele recebam pouco oxigênio.
10. Drenagem linfática
A técnica promete prevenir contra a celulite ao eliminar líquidos, diminuir o inchaço, oxigenar a pele e limpar toxinas, evitando a formação de nódulos e irregularidades. Pode ser realizada por esteticistas e fisioterapeutas.
11. Creme
O produto anticelulite, sem todos os outros aliados, não é capaz de operar milagres, mas toda ajuda é bem-vinda. Centella asiática, cafeína, extrato de chá verde, ginkgo biloba, liporeductyl e adipol são um dos ativos mais comuns contra o problema. E frequentemente são adicionados elementos que combatem a flacidez, como elastina, colágeno, vitaminas C e E.
12. Massagem
Ao aplicar o creme anticelulite, é necessário fazer uma massagem para potencializar o efeito. Passe o produto sempre de baixo para cima, em direção aos gânglios da virilha, e faça movimentos circulatórios para dissolver as células de gordura - como se fosse uma drenagem linfática caseira. Não faça força, pois há o risco de romper vasos e criar hematomas.
13. Tratamentos estéticos
Hoje já existem tratamentos promissores que estimulam o colágeno e auxiliam na ruptura dos septos fibrosos para melhorar a aparência da pele. A radiofrequência associada a vácuo (REACTION) melhora o aspecto da celulite e diminui a flacidez.
Outras tecnologias que diminuem medidas e furinhos são a laser lipólise (I-LIPO), método indolor que atua sobre a gordura localizada, e a criolipólise, que congela e destrói as células de gordura.
14. Vida zen
O estresse causa grande estrago metabólico, levando ao depósito de gordura, não à queima. Por isso, procure uma vida mais tranquila, encontre algum hobby e tenha uma boa noite de sono, pois é neste momento que acontece a regeneração das células.
15. Consulte um especialista
Existem quatro níveis de celulite. No primeiro, ela é praticamente imperceptível e só aparece caso a região seja pressionada. No segundo, alguns furos já são visíveis e, no terceiro, as irregularidades são mais profundas.
No quarto grau, a pele chega a doer e há a possibilidade de aparecer caroços. Seja qual for seu caso, procure um dermatologista, que indicará e associará as melhores técnicas, e um nutrólogo, que poderá criar um cardápio equilibrado de acordo com seu dia a dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário