MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 31 de janeiro de 2015

Crise da água vira tema de fantasia e blocos cancelam carros-pipa no Rio


Medida é para evitar desperdício em meio à seca nos reservatórios.
Saara já tem grande movimento de foliões em busca de adereços.

Do G1 Rio
 
O grande movimento na Saara, principal centro de comércio popular do Rio, é sinal da proximidade do carnaval e da busca por fantasias, como mostrou o RJTV nesta sexta-feira (30). Neste fim de semana, 36 blocos já desfilam pelos quatro cantos da cidade.
Em tempos de crise no abastecimento de água, o calor promete ser um desafio dos foliões. Vários blocos cancelaram a contratação de carros-pipa, num movimento contra o desperdício. Além disso, cariocas buscam fantasias inspiradas no tema.
"O carioca, ele é conhecido pela criatividade. Então, eu acho que a gente vai surpreender e fazer um carnaval diferente, com essa conscientização da falta d'água", diz o folião e professor Rafael Fortunado.
Para limpar as ruas depois dos desfiles, a Comlurb reforçou que só utiliza água de reuso. E muitos blocos também não terão banho de mangueira. É o caso do GB Bloco, que há nove anos usava carros-pipa, mas anunciou o cancelamento nesta quinta (29) e de agremiações da Sebastiana, liga independente de blocos da Zona Sul, do Centro e de Santa Teresa.
"Cada ano tem um tema diferente. A gente já passou pelo xixi, já passamos pelo lixo e esse ano o tema é água. Esse ano, os blocos vão cancelar o carro-pipa porque acho que água, nessa conjuntura, tem que ser para beber", disse Rita Fernandes, presidente da Sebastiana.
VEJA A AGENDA DOS BLOCOS
Às 10h, o pontapé inicial será dado pelo Desliga da Justiça. Fantasiados de super-heróis vão colorir as ruas da Gávea.
À tarde, o Spanta Neném desfila pela Lagoa Rodrigo de Freitas, às 13h, com homenagem aos 450 anos do Rio.
Completando duas décadas em 2015, o Imprensa que Eu Gamo sai às 15h pelas ruas de Laranjeiras no mesmo dia.

Também em Laranjeiras e no mesmo horário, o GB Bloco desfila às 15h, na Rua General Glicério.
Abrindo o mês de fevereiro, domingo (1º) é a vez do Me Esquece levar sua bateria, com porte de escola de samba do Grupo Especial, para a Rua Jardim Botânico. O Vira Lata e o Volta Alice desfilam no mesmo dia.
Personagens de quadrinhos no Desliga da Justiça (Foto: Reuters/Sergio Moraes)Personagens de quadrinhos no Desliga da Justiça (Foto: Reuters/Sergio Moraes)
Confira os destaques deste fim de semana e as interdições:

31 DE JANEIRO (SÁBADO)
10h – Desliga da Justiça
Concentração: Praça Santos Dummont
Interdições: 8h às 14h. Interdição total ao tráfego de veículos da pista auxiliar junto à Praça Santos Dumont, no trecho entre a edificação de nº 138 e a Rua Quintino Cunha.
12h - Bloco da Saara
Concentração: Rua Regente Feijó
Interdições: 12h às 18h. Rua Regente Feijó, no trecho entre a Rua Buenos Aires e a Rua da Constituição. Utilização em meia pista de rolamento, no sentido do tráfego, nas seguintes vias, conforme o itinerário: Rua Buenos Aires com a Rua Regente Feijó (concentração), Avenida Tomé de Souza, Rua da Alfândega, Rua Regente Feijó e Rua Buenos Aires a com a Rua Regente Feijó (dispersão).
13h - Spanta Neném
Concentração: Ciclovia da Lagoa Rodrigo de Freitas, próximo ao Cantagalo. Avenida Epitácio Pessoa s/n.
Interdições: 13h às 16 h. Interdição ao tráfego de veículos na Avenida Epitácio Pessoa, pista junto à orla da lagoa (sentido Jardim de Alah), da seguinte forma:
I - Uma faixa de rolamento no trecho c entre a Rua Vinícius de Morais e a Rua Garcia D’Ávila;
II - Pista de rolamento (interdição total), no trecho entre a Rua Garcia D’Ávila e a Rua Aníbal de Mendonça;
III - Meia pista de rolamento, no trecho entre a Rua Aníbal de Mendonça e a Avenida Epitácio Pessoa.
Desvio: os veículos procedentes da Avenida Epitácio Pessoa, deverão acessar as seguintes vias: Rua Garcia D’Ávila, Rua Nascimento Silva e Rua Aníbal de Mendonça, durante a interdição.
15h- Imprensa que Eu Gamo
Concentração: Mercadinho São José, Rua das Laranjeiras, 90, Laranjeiras.
Interdições: 12h às 19h. Interdição ao tráfego de veículos, nas seguintes vias:
I – Rua Gago Coutinho;
II – Largo do Machado, no trecho entre a Rua Gago Coutinho e a Rua das Laranjeiras;
III – Rua das Laranjeiras, no trecho entre o Largo do Machado e a Rua Gago Coutinho. Desfile: Autorizada a utilização da pista de rolamento, no sentido do tráfego de veículos, das seguintes vias: Rua Gago Coutinho, Largo do Machado em frente à Igreja Nossa Senhora da Glória, Rua das Laranjeiras, Rua Gago Coutinho.
Desvio: Os veículos procedentes da Rua Bento Lisboa com destino à Rua das Laranjeiras, deverão acessar as seguintes vias: Rua Dois de Dezembro, Praia do Flamengo, Praia de Botafogo, Rua Farani e Rua Pinheiro Machado; Procedentes da Rua das Laranjeiras com destino à Rua Pinheiro Machado, ao Túnel Santa Bárbara ou ao Cosme Velho, deverão seguir: Rua Ministro Tavares de Lira, Rua Conde de Baependi, Rua Marquês de Abrantes, Praia de Botafogo, Rua Farani e Rua Pinheiro Machado.
Rodrigo Seoane se fantasiou de 'Pai Acãn' no GB bloco, em Laranjeiras (Foto: José Raphael Berrêdo/G1)'Pai Acãn' no GB Bloco em 2013 (Foto: G1)
15h- GB bloco
Concentração: General Glicério, Laranjeiras
Interdições: 13h às 19h. Interdição da pista de rolamento, somente durante a passagem do bloco, das seguintes vias:
I - Rua General Glicério, pista de rolamento, no trecho entre a Praça Jardim Laranjeiras (Praça Aliança) e a edificação de nº 486;
II - Rua General Cristovão Barcelos.
Será invertido o regime de mão de direção (pista reversível) na Rua General Glicério, no trecho entre a Praça Jardim Laranjeiras e a edificação de nº 486, durante a passagem do bloco pela Rua General Cristovão Barcellos.

16h- Cordão do Prata Preta
Concentração: Praça da Harmonia, Centro.
Interdições: das 16h às 22h, na Rua Sacadura Cabral, no trecho entre a Rua Pedro Ernesto e a Rua do Propósito.

17h- Banda de Ipanema
Concentração: Rua Jangadeiros, Ipanema
Interdições: A partir das 16h, a Rua Gomes Carneiro, no trecho entre a Rua Tereza Aragão e a Avenida Vieira Souto. Às 17h serão interditadas as duas pistas da Avenida Vieira Souto, com o desvio do tráfego da seguinte forma:
- Os motoristas que estiverem circulando pela pista da praia, em direção a Copacabana deverão seguir pela Avenida Henrique Dumont, podendo acessar a Rua Visconde de Pirajá ou seguir até a Lagoa (Av. Epitácio Pessoa);
- Os motoristas que estiverem circulando pela pista junto às edificações em direção ao Leblon, deverão seguir pela Rua Prudente de Morais, sendo que os veículos provenientes da Rua Joaquim Nabuco deverão ser desviados para a Avenida Rainha Elizabeth da Bélgica, que terá o trecho entre a Avenida Vieira Souto e a Rua Tereza Aragão invertido, para que os motoristas possam acessar a Rua Prudente de Morais. Quando o desfile ultrapassar a interseção da Av. Vieira Souto com a Rua Teixeira de Melo, o desvio do tráfego para a Rua Prudente de Morais deverá ser realizado pela Rua Teixeira de Melo.
- Na passagem da banda pela Rua Joana Angélica, haverá a necessidade de interrupção do tráfego da Rua Prudente de Morais, com desvio pela Rua Vinícius de Morais.
- Durante o desfile pela Rua Visconde de Pirajá o fluxo proveniente do Leblon irá seguir pela Av. Epitácio Pessoa (junto ao Jardim De Alah) até a Av. Vieira Souto e o da Av. Henrique Dumont pela Lagoa. Haverá ainda um bloqueio viário no cruzamento da Rua Visconde de Pirajá com a Rua Maria Quitéria, desviando o tráfego por esta última.
- Quando o cruzamento da Rua Visconde de Pirajá com a Rua Joana Angélica estiver liberado, o tráfego da Rua Visconde de Pirajá será desviado pela Rua Joana Angélica.

17h- Turbilhão Carioca
Concentração: Praça São Perpétuo (Praça do Ó), Barra da Tijuca
16h - Banda da Saferj - Vou Treinar e Volto Já
Interdições: Das 13h às 16h, interdição ao tráfego de veículos na Rua Martins Pena, no trecho compreendido entre a Rua Afonso Pena e a Rua Campos Sales. Das 16h às 19h  (desfile), autorizada a utilização das seguintes vias: Rua Martins Pena, Rua Afonso Pena, Rua Haddock Lobo, Rua Campos Sales, retornando a Rua Martins Pena. O desfile deverá ser realizado sempre em meia pista, no lado esquerdo e no sentido do trânsito.
1º DE FEVEREIRO (DOMINGO)
10h- Me Esquece
Concentração: Rua Jardim Botânico, esquina com Pacheco Leão
Interdições: 8h às 14h. Interdição ao tráfego de veículos na Rua Jardim Botânico, em ambos os sentidos, no trecho entre a Rua Pacheco Leão e a Praça Santos Dumont.
Desvio:
I – Os veículos procedentes da Gávea, com destino à Botafogo, farão o seguinte itinerário: Rua Marquês de São Vicente, Rua Vice Governador Rubens Berardo, Avenida Padre Leonel Franca, Rua Mario Ribeiro, Avenida Borges de Medeiros, Avenida Lineu de Paula Machado, Avenida. Alexandre Ferreira, Rua Abelardo Lobo e Rua Humaitá;
II – Os veículos procedentes do Leblon, com destino à Botafogo, deverão seguir: Rua Mario Ribeiro, Avenida Borges de Medeiros, Avenida Lineu de Paula Machado, Avenida. Alexandre Ferreira, Rua Abelardo Lobo e Rua Humaitá;
III - Os veículos procedentes de Botafogo, com destino à Gávea, deverão seguir: Rua Jardim Botânico, Rua General Garzon, Avenida Borges de Medeiros e Rua Mário Ribeiro.
10h - Vira Lata
Concentração: Av. Prefeito Mendes de Moraes, esquina com Rua Herbert Moses, São Conrado.
Interdições: das 8h às 14h. Interdição ao tráfego de veículos na Avenida Prefeito Mendes de Morais, em ambos os sentidos, no trecho entre a Rua Herbert Moses e a Rua Engenheiro Armandino de Carvalho.

10h- Volta, Alice
Concentração: Rua Alice nº 01, Laranjeiras.
Interdições: 8h às 14h. Interdição ao tráfego de veículos na Rua Alice, no trecho entre a Rua das Laranjeiras e a Rua Mario Portela, durante a passagem do bloco.
11h- Calma, Calma sua Piranha
Concentração: Rua Visconde de Caravela, Botafogo.
Interdições. Das 9h às 15h, interdição ao tráfego de veículos na Rua Visconde de Caravelas, no trecho entre a Rua Real Grandeza e a Rua Capitão Salomão, durante a passagem do bloco.

Foliões do Rio
Concentração: Praça Jerusalém
Interdições: 15h às 21h. Autorizada a utilização das seguintes vias: Praça Jerusalém (concentração), Praia da Bica, Avenida Almirante Alves Câmara Júnior até a esquina da Estrada da Bica (dispersão).
Oba Oba do Recreio
Concentração: Avenida Lúcio Costa
Interdições: 14h às 20h. Autorizada a interdição ao tráfego de veículos na Avenida Lúcio Costa, do Posto 10 (em frente à Avenida Gláucio Gil), ao Posto 9.
Boi da Vila da Penha
Concentração: Rua Ápia, 890
Intedições: 14h às 20h. Autorizada a utilização da Rua Ápia, altura do nº 890 (concentração), Avenida Brás de Pina, Rua Engenheiro Coriolano Góes, Rua Cacequi, Rua Frízia, retornando à Rua Ápia (dispersão).

Nenhum comentário:

Postar um comentário