MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 31 de janeiro de 2015

Harmonizando vinho e música


 
 
Harmonização: arte de combinar um determinado vinho com os alimentos mais adequados para o mesmo (ou vice-versa), conseguindo assim uma fusão perfeita de aromas, sabores, texturas e inclusive cores. É uma técnica utilizada há muitos anos.
Sem dúvida, uma harmonização exige mais que somente alguns pratos… É preciso de momento, ambiente e boa companhia.
Cada variedade tem o seu estilo? Isso foi o que uma universidade tentou demonstrar em seu último estudo. Podemos ver o exemplo no artigo publicado no blog El Gran Catador, a Universidad Heriot Watt, de Ebimburgo, na Escócia, desvelou as conclusões de seu estudo sobre a percepção do vinho em função da música que escutamos. Nesse estudo vão mais além e demonstram, inclusive, que cada variedade de uva tem suas “preferências musicais”. Assim, por exemplo, a Cabernet Sauvignon nos mostrará todo o seu potencial com uma música forte, enquanto que uma balada tranquila nos ajudará a descobrir as virtudes da uva Merlot.
Verdade? Acredito que o vinho harmonizará com aquela música que você gosta. Muitas pessoas relaxam escutando um Jazz, outras com rock ‘n roll, outras com uma balada romântica, MPB, entre muitos outros estilos musicais.
Minha opinião é a seguinte: o momento que o vinho precisa é aquele em que você pode estar em sintonia com ele, quando você sente toda a sua expressão e tira proveito de cada taça. Às vezes, devemos simplesmente entender o vinho. Uma dica é que a música seja agradável, tranquila e não seja demasiado alta. É importante viajar, sentir, tocar com a língua, deixar o vinho fluir na sua boca e fazer uma simples pergunta: “Como eu estou me sentindo agora?”. Se a resposta for “ótimo”, “feliz” e/ou “completo”, então conseguimos a harmonização do vinho e da música ideais.
Como não sou de ferro e fã desse tipo de harmonização, vou agora mesmo descer e degustar o Rural R2, um belo corte espanhol de Cabernet Sauvignon, Merlot e Tempranillo acompanhado de Gipsy Kings. Quer me acompanhar?
Um ótimo final de semana e muito sabor e vinhos a todos!
Wanderson Brasil, Eno-Sommelier
Instagram: @wandersonbrasil
WhatsApp: (62) 8193-9608
Apoio:
La Bona Paella Restaurante Espanhol
Rua 30, nº 177 – Setor Marista – Goiânia.
Reservas: (62) 3548-1271
ou reservas@labonapaella.com.br
Siga o Instagram @labonapaella

Nenhum comentário:

Postar um comentário