MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 31 de março de 2015

Com cheia, sobe para 12 número de cidades em emergência no AM


Atalaia do Norte e Benjamin Constant passam a integrar lista.
Nível do Alto Solimões ultrapassou a cota de transbordamento de 12,85m.

Do G1 AM
Atalaia do Norte passou a integrar lista de cidades em emergência  (Foto: Reprodução/TV Amazonas)Atalaia do Norte passou a integrar lista de cidades
em emergência (Foto: Reprodução/TV Amazonas)
Subiu para 12 o número de cidades em situação de emergência em decorrência da cheia dos rios no Amazonas. Os municípios de Atalaia do Norte e Benjamin Constant, situados na região do Alto Solimões, passaram a integrar a lista de locais atingidos pelas inundações. Uma cidade decretou estado de calamidade pública. Em todo o estado, 68.436 pessoas foram atingidas pelos alagamentos. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (31) pela Defesa Civil do Estado.
O órgão não informou o número de pessoas afetadas nas duas cidades incluídas na lista. No entanto, os dois municípios registram ruas e casas inundadas. Famílias que ficaram desabrigadas foram encaminhadas a abrigos.
Uma equipe da Defesa Civil deve ser enviada ainda nesta terça aos municípios. Os técnicos do órgão devem avaliar a situação e contabilizar o número de pessoas atingidas em cada localidade.

O nível do Alto Solimões ultrapassou a cota de transbordamento de 12,85m, segundo a assessoria de comunicação do órgão. Nesta terça-feira (31), o Solimões atingiu 12,88m.
Cidade de Boca do Acre é uma das mais afetadas pelas inundações (Foto: Defesa Civl/Divulgação)Cidade de Boca do Acre é uma das mais afetadas
pelas inundações (Foto: Defesa Civl/Divulgação)
Cheia
Ao todo, 12 cidades estão em situação de emergência em decorrência da cheia dos rios no interior do estado. Boca do Acre - que também sofre influência da cheia do Rio Acre - decretou situação de calamidade pública no dia 10 de março.

Na Calha do Rio Juruá, as cidades em situação de emergência são: Itamarati, Guajará e Ipixuna. Os municípios de Eirunepé e Envira também estão em situação emergencial. Já na Calha do Rio Purus, as cidades amazonenses afetadas pela cheia são Canutama, Tapauá, Carauari e Paunini.

Na região do Alto Solimões, há cinco cidades em alerta: Tabatinga, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Içá e Tonantins. Humaitá, que é banhada pelo Rio Madeira, também está em alerta.

Ajuda humanitária
De acordo com a Defesa Civil, 321 toneladas de ajuda humanitária já foram enviadas para Boca do Acre. A Defesa Civil do Estado montou um posto de arrecadação na sede do órgão, situada na Avenida Carvalho Leal, nº 1659, bairro Cachoeirinha, Zona Sul de Manaus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário