MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 30 de março de 2015

Postes de sinalização podem virar criadouros do mosquito da dengue


Secretaria de Saúde fez ação após postagem de vídeos em redes sociais.
Fiscais encontraram água parada em canos destampados, em Goiânia.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera
Uma fiscalização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) encontrou postes de placas de sinalização com acúmulo de água, em Goiânia. A ação foi realizada após a divulgação de vídeos, em redes sociais, que mostram que os canos destampados servem como criadouros para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue (assista acima).
Nos testes que circulam pela internet, uma furadeira é usada para furar a base dos postes, que estavam cheios de água. Por isso, os agentes analisaram 12 canos na Vila Redenção, sendo que cinco estavam sem a tampa na parte superior e estavam cheios de água.
 
“O mosquito vai se adaptando a novos criadouros. Ou seja, quando vão diminuindo as suas possibilidades, ele vai em busca de novos locais onde possa proliferar, muitas vezes inusitados”, explicou o chefe da Divisão de Controle de Roedores e Vetores, Wellington Tristão.
Apesar de não terem encontrado larvas nos postes, os agentes ressaltaram que a preocupação com a situação é grande, já que Goiânia vive uma epidemia da dengue. Desde o início do ano, 22.200 casos foram registrados na capital, sendo que houve uma morte.

A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia informou ao G1, por meio de nota, que a maioria dos focos do mosquito da dengue, cerca de 80%, está dentro das casas. "Os agentes de saúde trabalham conforme criadouros preferenciais do Aedes aegypti. A possível acumulação de água em postes de sinalização é um questão de menor relevância, que não demanda fiscalização rotineira. Apesar disso, a SMS vai orientar a SMT [Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade] a deixar a entrada dos postes tampados para evitar o acúmulo de água".

O G1 entrou em contato com a SMT, responsável pelas placas de sinalização, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.
Perigo nas casas
Apesar da situação nos postes, a SMS alerta que é dentro das casas que onde o perigo é ainda maior, por conta de calhas, vasos de plantas e ralos. Esses locais correspondem a 80% dos focos de larvas encontrados.
A casa do eletricista Eurípedes Balsanufo também foi fiscalizada e passou no teste. “A gente vê que o local está bem cuidado e a calha onde cai a água da chuva está com uma proteção”, destacou o agente de saúde Fred da Silva.
Para o eletricista, manter o quintal sem focos do mosquito da dengue é obrigação de todos. “Eu faço o meu melhor, mas infelizmente isso não depende só de mim. Todos devem colaborar”, ressaltou.
Vídeos divulgados em redes sociais mostram água em postes de sinalização (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Vídeos divulgados em redes sociais mostram água em postes (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Nenhum comentário:

Postar um comentário