MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Após um ano, mais um aparelho respirador some de hospital na Bahia


Equipamento desapareceu do Hospital de Base de Itabuna, no sul do estado.
'É algo que desconfiamos estar próximo do hospital', diz diretor da unidade.

Do G1 BA
Modelo de respiradores que foram roubados em março de 2014. (Foto: Imagens/Tv Bahia)Modelo de respiradores que foram roubados
em março de 2014. (Foto: Imagens/Tv Bahia)
Um ano após três aparelhos de respiração  desaparecerem do Hospital de Base de Itabuna, no sul da Bahia, mais um equipamento sumiu da unidade de saúde, segundo informou ao G1 nesta quinta-feira (30), o diretor do hospital, Paulo Bicalho.
O registro de sumiço dos três respiradores foi em março de 2014. Os equipamentos ficam armazenados em uma sala do pronto de socorro do hospital. Eles podem ser utilizados pelos enfermeiros, auxiliares e médicos no atendimento de pacientes com problemas respiratórios.
De acordo com Bicalho, durante uma revisão do equipamento na noite da última quinta-feira (23), o técnico percebeu a falta do respirador e informou a direção médica. Por conta dos desaparecimentos, o Hospital de Base possui agora 14 aparelhos.
"Nós tínhamos 12 novos respiradores, mas três foram roubados, então ficamos com nove. Com isso, começamos a consertar os antigos e a cada dois meses, um passava a funcionar aqui [no hospital ]. Conseguimos ter seis aparelhos funcionando e, no total, 15 operavam até o início de abril. Agora, com menos um, estamos usando 14. Esse número continua atendendo à nossa demanda", relata o diretor da unidade de saúde.
Sobre o desaparecimento, Bicalho conta que o aparelho é grande, possui quase 50 kg e que ninguém informou ter visto a retirada dele do local. Disse ainda que o técnico que faz a revisão dos respiradores não tira o equipamento do hospital.
Por conta da situação, uma sindicância interna foi aberta na unidade de saúde. "Assim que fomos avisados passamos a sexta-feira [24] em busca interna, entrando em quartos e salas para ver se alguém não tinha guardado ele em algum lugar. Quando não encontramos, vimos a necessidade de uma sindicância interna e convocamos as especialidades envolvidas como médicos e enfermeiros. Ainda não sabemos o que ocorreu no ano passado, nem este ano. Fizemos uma queixa, estabelecemos um inquérito e a polícia está trabalhando há um ano com isso. É algo que desconfiamos estar próximo do hospital. Alguém que está lesando o patrimônio", explica Bicalho.
Os funcionários do hospital já foram ouvidos, mas não há uma explicação de como os aparelhos foram levados sem que ninguém percebesse. O prejuízo estimado é de R$ 135 mil com o sumiço dos três aparelhos no ano passado. Já em relação a este último, o diretor não informou o valor por ser um aparelho antigo e o preço dele pode estar defasado.
Das quatro saídas, apenas a da emergência é monitorada por câmeras de segurança. A delegada responsável pelo caso, Lisdaili Nobre disse que a investigação é de caráter sigiloso e não pode passar informações porque os avanços feitos na investigação podem ficar comprometidos, caso sejam divulgadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário