MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Com hiperglicemia, jovem morta após beber no DF não pôde tomar glicose


Camille Xavier participava de encontro de alunos de relações internacionais.
Polícia apura se houve abuso na ingestão de álcool; garota tinha 19 anos.

Raquel Morais Do G1 DF
A estudante Camille Barroco Xavier (Foto: Facebook/Reprodução)A estudante universitária Camille Barroco Xavier
(Foto: Facebook/Reprodução)
Responsável pela investigação, o delegado Marco Antônio de Almeida diz acreditar que não tenha havido crime na morte de uma jovem de 19 anos por suposto abuso no consumo de bebida alcoólica durante um encontro estudantil em Brasília. Camille Barroco Xavier passou mal na madrugada de sexta-feira logo após ingerir bebida durante uma festa do 20º Encontro Nacional dos Estudantes de Relações Internacionais (Eneri). Ela foi encaminhada ao Hospital Regional da Asa Norte e morreu meia hora depois.
"O que me parece é que ocorreu uma fatalidade. Pelo que temos até agora, não me parece que houve crime, alguém forçando a moça a beber, colocando algo no suco dela, por exemplo. A amiga que a acompanhava falou para os médicos que a moça já tinha um problema de hiperglicemia e que bebeu uma quantidade elevada. Por causa do problema de saúde, ela não pôde tomar glicose [venosa] no hospital", diz o delegado.
O congresso aconteceu entre os dias 22 e 25 de abril no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Camille passou mal durante uma festa ocorrida na madrugada de sexta (24). A garota morava no Rio de Janeiro e estudava na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
O corpo dela foi examinado no Instituto Médico Legal. A mãe esteve em Brasília para acompanhar o traslado. "Ela estava em aparente estado de choque", afirma Almeida. "A filha era muito nova, só tinha 19 anos, veio para um encontro de estudantes. É algo para o qual ninguém está pronto."
A comissão organizadora do Eneri afirmou em nota que a menina recebeu os primeiros socorros de uma equipe médica ainda no local do evento. Ao todo havia 1,3 mil congressistas inscritos no encontro.
"O Eneri não recebeu informações oficiais sobre a causa da morte. E, em respeito a essa tragédia e aos familiares da estudante falecida, não poderá se manifestar a partir de suposições sobre o que levou ao falecimento. Todos nós lamentamos muito o ocorrido e transmitimos nossas condolências aos familiares e amigos da congressista", declarou.
Despedidas
O G1 tentou contato com familiares de Camille, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem. Por meio de redes sociais, muitos deixaram mensagens de despedida para a garota. Uma das pessoas que prestou homenagem, Walquiria Barroco disse estar "com um buraco no peito".
"[Deus] Nos dê força, pois não sei como lidar com esta perda. Como será não ouvir mais o dinda, como será não ouvir reclamar que mexer no frango é nojento e que quando cozinhava comigo era acabar com as unhas e que quando eu implicava com você era bullying? Ai, Deus, ajude-nos, porque esta perda é a dor de perder uma filha. Te amo eternamente", escreveu.
Publicação em rede social lamenta morte de Camille Xavier (Foto: Facebook/Reprodução)Publicação em rede social lamenta morte de Camille Xavier (Foto: Facebook/Reprodução)
Muller Barroco também lamentou a situação e agradeceu a menina pelos "19 anos, 1 mês, 16 dias lindos" compartilhados. "Não consigo expressar em palavras o quanto vou sentir sua falta, do seu sorriso bobo, do seu jeito de moleca, mas, principalmente, do bem que fazia estar perto de você", escreveu em uma rede social.
Laudo
O laudo do Instituto Médico Legal com a causa da morte deve ser concluído em até um mês. Durante o período, também serão ouvidas testemunhas para que a polícia possa desvendar as circunstâncias que culminaram com o incidente. A corporação disse que não vai se pronunciar por enquanto a respeito das investigações.
O site do evento afirma que estavam previstas palestras, minicursos, mesas redondas, workshops e três festas. A primeira delas aconteceu na quinta-feira (23) e tinha como tema “Soy Loco Por Ti América”. Camille teria passado mal durante a comemoração.
A segunda festa aconteceu na sexta, com o tema “O Mundo Bipolar – EUA x URSS”. A última delas foi de encerramento, no sábado, com o tema "Do Outro Lado".
Por e-mail, o Itamaraty disse desconhecer o caso, mas lamentou o ocorrido. O Ministério das Relações Exteriores apoia institucionalmente o encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário