MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 30 de maio de 2015

Governo de MT deverá fornecer leite em pó para filhos de mães com HIV


Lei estadual sancionada visa reduzir contaminações via amamentação.
Em 2014, 224 pessoas contraíram o vírus HIV no estado, segundo a SES.

Do G1 MT
Mães portadoras do vírus HIV poderão obter leite em pó gratuito para amamentar seus filhos em Mato Grosso. Pelo menos é o que determina a lei estadual de número 10.279, sancionada pelo governador Pedro Taques (PDT) e publicada em Diário Oficial nesta última semana. A lei busca evitar que crianças contraiam o vírus por meio da amamentação. Conforme o texto, o governo do estado deverá fornecer leite em pó para as mães soropositivas pelo menos durante os dois primeiros anos da vida da criança.
Segundo o deputado estadual José Domingos Fraga (PSD), autor do projeto de lei, o benefício será concedido às mães que comprovarem que não têm condição de adquirir o leite necessário para alimentação da criança. O parlamentar explicou que os recursos para as despesas decorrentes da execução da lei correrão por dotações orçamentárias, suplementadas se necessário, e constarão dos orçamentos estaduais dos anos subsequentes.
A contaminação da mãe para o filho de fato pode ocorrer por meio da amamentação, a depender da carga viral da mãe.
Por isso, o recomendável é que as crianças filhas de mães soropositivas subtituam o leite materno pelo leite em pó. O problema é que a lata de leite é muitas vezes inacessível a mães de baixa renda devido ao preço elevado.
Segundo a Secretaria de Saúde do Estado (SES), entre os anos de 2007 e 2013 foram registrados 3,4 mil novos casos de contaminação por HIV em Mato Grosso. Do total, 25% são crianças e gestantes. Em 2014, exames confirmaram que 224 pessoas contraíram o vírus HIV no estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário