MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 28 de junho de 2015

Bares instalam bafômetros para conscientizar motoristas, em RO


Clientes aprovam iniciativa e mudam de ideia sobre dirigir depois de teste.
Empresário garante que bar ganhou mais consumidores depois da ideia.

Mary Porfiro Do G1 RO
Funcionário público realiza o teste do bafômetro para saber a quantidade de álcool por litro de ar expelido (Foto: Mary Porfiro/G1)Funcionário público realiza o teste do bafômetro para saber a quantidade de álcool por litro de ar expelido (Foto: Mary Porfiro/G1)
Motoristas de  Porto Velho estão sendo conscientizados sobre os perigos, e a ilegalidade, de dirigirem após a ingestão de bebida alcóolica de uma maneira diferente. Dois bares do centro da capital instalaram bafômetros dentro dos estabelecimentos e incentivam os clientes a fazerem o teste antes de deixarem as casas. E a iniciativa tem dado certo. Depois de assoprar no equipamento, muitos desistem de colocar as mãos no volante.
É o caso do analista de sistemas Dimitre Brasil. Poucas horas depois de beber alguns copos de cerveja com os amigos, ele achou que já estava bem. Mas preferiu não arriscar e, antes de sair, usou o bafômetro (veja o vídeo). O resultado: 0,085 de álcool por litro de ar expelido. O índice já supera o limite permitido (0,05).
"É um meio de alertar os consumidores antes de dirigir após beber. Ter a consciência de não dirigir quando se está bêbado ou quase. A ideia traz um alerta em um ambiente onde muitos enchem a cara", avaliou Dimitre, que passou as chaves do carro para um amigo.
A cena é um alívio para Tiago Sena, dono do bar onde o analista de sistemas estava. O empresário conta que antes ouvia clientes comentando que eram flagrados nas constantes blitzes realizadas na avenida Pinheiro Machado, onde o estabelecimento está localizado. "Já tinha visto este modelo de bafômetro em bares da capital de São Paulo e, após ouvir as reclamações, decidi trazer o modelo para Rondônia. Coloquei no bar e até ganhei mais clientes, pois muitos vêm para conhecer e fazer o teste e acabam voltando", relata.
Resultado do teste de Maicon (Foto: Mary Porfiro/G1)Resultado do teste de mais um cliente aponta
índice superior ao permitido (Foto: Mary Porfiro/G1)
Segundo Tiago, o aparelho não tem o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), porque não é do mesmo modelo que o oficial, utilizado nas blitzes dos órgãos de fiscalização. Ainda assim, ele garante que o equipamento é confiável e, por isso, muitos clientes deixam de dirigir e pedem táxi após ver o resultado do teste. O empresário diz que os consumidores encaram como uma descontração, que acaba se tornando uma forma de conscientização.
"O bar não pode só embriagar pessoas, como conscientizar também. Já teve grupo de amigos que apostaram para ver através do aparelho quem estava mais bêbado, a aposta rendeu quase R$ 5.000,00. Depois todos foram de táxi", relembra o empresário.
O funcionário público Maicon César frequenta o bar há cerca de um ano e disse que a ideia é diferente e chama a atenção. "Eu ainda não tinha realizado o teste e, ao realizar, vi que não tenho condições de dirigir. Conscientização é primordial hoje em dia. Por isso, minha esposa é quem vai nos guiar hoje", garantiu.
Maicon e Suziane Gomes estão juntos há oito anos e ela relata que o casal sempre teve essa conscientização. "Sempre tivemos a consciência de que bebida e direção não combinam. Quando ele exagera eu dirijo e vice versa. Quando sei que vamos beber ao ponto de corrermos risco na direção, utilizamos táxi ou recorremos aos amigos", conta Suziane.
Após ingerir bebida alcoolica, Maicon passa a chave do carro para a esposa dirigir (Foto: Mary Porfiro/G1)Após ingerir bebida alcoolica, Maicon passa a chave do carro para a esposa dirigir (Foto: Mary Porfiro/G1)
Lei Seca
A infração para quem for flagrado dirigindo sob efeito de bebidas alcoolicas é considerada gravíssima e acarreta em multa de R$ 1.915,40. O motorista que desrespeita a Lei Seca também pode ser penalizado com a proibição de dirigir por um ano.

Condutores que passarem pelo procedimento de exame de sangue não devem ter qualquer quantidade de álcool por litro de sangue. Para os testes do bafômetro, a tolerância é de 0,05 de álcool por litro de ar. Antes da resolução, o limite era de 0,10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário