MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 30 de agosto de 2015

Arquiteto adapta casa em container e economiza R$ 20 mil em construção


Casa sustentável usou entulho e materiais reaproveitáveis em cômodos.
Macapaense aproveitou estrutura para reduzir consumo de água e energia.

John Pacheco Do G1 AP
  •  
Container foi colocado ao lado de estrutura pré-moldada (Foto: John Pacheco/G1)Container foi colocado ao lado de estrutura pré-moldada (Foto: John Pacheco/G1)
Adaptando um container de 12 metros quadrados a uma construção em concreto pré-moldado, o arquiteto e urbanista amapaense Antônio Pinheiro, de 27 anos, montou uma casa sustentável a poucos metros do rio Amazonas, no Centro de Macapá. Erguida em pouco mais de 10 meses, a casa reaproveitou em todos os cômodos materiais normalmente descartados no lixo, gerando uma economia de R$ 20 mil em itens de acabamento.
A casa usa diariamente energia solar e água da chuva para reduzir o consumo. A ideia de usar container era um sonho antigo de Pinheiro, que viu a funcionalidade da estrutura em outras regiões do país, geralmente usadas como escritório em grandes canteiros de obras. A caixa metálica foi revestida por dentro com uma manta feita de lã reaproveitável de vidro, que funciona como isolante e evita o aquecimento da área interna com o calor forte da região amazônica.
No interior do container é abrigada a sala, cozinha e um banheiro da casa (Foto: John Pacheco/G1)No interior do container é abrigada a sala, cozinha e um banheiro da casa (Foto: John Pacheco/G1)
A sala e a cozinha foram colocadas dentro da estrutura, e os quartos e banheiros ficaram no espaço pré-moldado. Parte da decoração foi feita em madeira recolhida de outras obras e da antiga casa da família construída no local. O forro da casa foi transformado em portas, e as janelas viraram mesas e porta-retratos.
"Não gastei nenhum centavo nessa casa com madeira, foi tudo reaproveitado. Juntei muitos materiais de obras antigas e restos de construções e usei aqui. São pneus, cacos de azulejos, tambores, garrafas. A economia foi com o pré-moldado, onde aprontei os quartos e a suíte em quatro dias e com o container comprado em Belém e trazido para cá", explicou o arquiteto.
Paineis de placas solares reduzem consumo de energia elétrica (Foto: John Pacheco/G1)Painéis de placas solares reduzem consumo de energia elétrica (Foto: John Pacheco/G1)
Na casa moram o arquiteto e o irmão que resolveram instalar placas de energia solar e implantar uma cisterna para uso da água da chuva, que estão colocadas na laje da construção. "Toda a água que cai em cima da casa é aproveitada. Ao ser armazenada, uso para molhar as plantas, lavar algumas coisas e nas descargas", reforça.
Pias de banheiros foram completamente reaproveitadas  (Foto: John Pacheco/G1)Pias de banheiros foram completamente reaproveitados (Foto: John Pacheco/G1)
Os banheiros e o lavabo são completamente reaproveitados, onde em um deles um tambor de armazenar óleo foi usado como suporte para a pia. No outro, um pequeno botijão cortado ao meio é usado como pia sobre uma mesa adaptada de uma estrutura de antigas máquinas de costura.
Porta e janelas de madeira viraram mesas e decoração de escritório (Foto: John Pacheco/G1)Porta e janelas de madeira viraram mesas e decoração de escritório (Foto: John Pacheco/G1)
As janelas e frestas de vidro abertas durante todo o dia facilitam a circulação de vento e reduzem ao máximo o uso de ventiladores e centrais de ar-condicionado, mesmo no período da noite. O arquiteto diz que os toques finais na decoração ainda não acabaram. Uma grande quantidade de pneus e restos de madeira estão no terreno da casa, e, segundo ele, serão usados dentro da residência em novas mesas e suportes para eletroeletrônicos.
Arquiteto e urbanista Antônio Pinheiro concluiu a casa em oito meses  (Foto: John Pacheco/G1)Arquiteto e urbanista Antônio Pinheiro concluiu a casa em oito meses (Foto: John Pacheco/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário