MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Sem acordo com o governo de RR, indígenas fecham mais uma estrada


Indígenas fecharam a RR-203, em Amajari; bloqueio na BR-174 continua.
Governadora esteve reunida com os indígenas, porém não houve acordo.

Valéria Oliveira Do G1 RR
Professores e lideranças indígenas protestam em Amajari (Foto: Arquivo pessoal)Professores e lideranças indígenas protestam em Amajari (Foto: Arquivo pessoal)
Professores e líderes indígenas fecharam mais uma estrada em Roraima nesta quinta-feira (29). O novo bloqueio ocorre na RR-203, no município de Amajari, e impede a passagem de veículos que seguem para a Vila Brasil e Tepequém, um dos principais pontos turísticos do estado. Há três dias, cerca de 150 índios fecharam a BR-174, sentido Norte, e autorizam apenas a passagem de veículos de urgência e emergência.
Protesto na BR-174, sentido Norte (Foto: Arquivo pessoal)Manifestantes se concentram na BR-174, sentido
Norte (Foto: Arquivo pessoal)
De acordo com a Polícia Militar, o bloqueio da RR-203 ocorre próximo à Comunidade da Mangueira.
Nos dois protestos, os indígenas cobram do governo o cumprimento de um acordo feito durante a greve e reformulações na Lei nº 892, que trata do plano de cargos e salários dos docentes.
Conforme um policial militar, a governadora esteve na manhã desta quinta-feira no 'Malocão Makunaima', local onde estão concentrados os manifestantes da BR-174, porém, não houve acordo e os indígenas devem continuar com o bloqueio. "Eles só estão abrindo a passagem das 6h às 8h. No protesto na estrada do Tepequém, deve ocorrer o mesmo", citou.
Taxistas encerram protesto
Os taxistas que haviam bloqueado a BR-174, próximo ao Anel Viário, na zona Rural de Boa Vista, decidiram encerrar o protesto após a falta de acordo entre os indígenas e a governadora do estado, Suely Campos (PP).
O grupo, que atua em rotas intermunicipais, tinha fechado a rodovia em protesto contra a manifestação dos professores e líderes indígenas no km 677 no município de Pacaraima. De acordo com o presidente da Cooperativa de Transporte (Cootap), Antônio dos Santos, o protesto se encerrou para que o estado não tenha mais prejuízos.
"Quando a governadora voltou do encontro com os indígenas e falou que eles estão irredutíveis, nossa categoria decidiu encerrar para evitar mais perdas para os companheiros e para o estado. Vamos trabalhar dentro das duas horas que eles liberam diariamente a BR", disse.
O presidente disse ainda que os taxistas devem sair mais cedo de Boa Vista para Pacaraima para tentar atender os passageiros. "Teremos que sair daqui por volta das 4h. Então, as pessoas que quiserem viajar terão de ligar com atencedência, um  dia antes, se possível", alertou.
Governo não se pronunciou
O G1 solicitou informações sobre como foi a reunião da governadora com os indígenas, mas, até a publicação desta matéria, o governo não se pronunciou sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário