MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 29 de novembro de 2015

Chuva há 3 dias ajuda a conter focos de incêndio na Chapada Diamantina


Corpo de Bombeiros considera situação controlada, mas mantém equipes.
Incêndio destruiu espécies vegetais e animais em áreas de preservação.

Do G1 BA
Imagem aérea da Chapada Diamantina feita na manhã deste sábado (28) (Foto: Ten BM Vanessa/Corpo de Bombeiros Militar da Bahia)Imagem aérea da Chapada Diamantina feita na manhã deste sábado (28) (Foto: Ten BM Vanessa/Corpo de Bombeiros Militar da Bahia)
Chove há três dias em várias regiões da Chapada Diamantina, área no interior da Bahia que teve grande parte da vegetação e de espécies da fauna destruídas por incêndio que se alastrou por diversos municípios e áreas de presevação ambiental.
Combate ao fogo na Chapada Diamantina, na Bahia, na sexta-feira (27) (Foto: Maj BM Vianey/Corpo de Bombeiros Militar)Combate ao fogo na Chapada Diamantina durante
a sexta-feira (27) (Foto: Maj BM Vianey/Corpo de
Bombeiros Militar)
O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, que atua em parceria com brigadistas voluntários, informou neste sábado (28) que um voo de monitoramento foi realizado nesta manhã, e nenhum novo foco de chamas foi localizado.
Com o incêndio controlado, foi possível dar início a uma desmobilização parcial da tropa. No entanto, os bombeiros ressaltam que mesmo com a situação controlada e com a ocorrência de chuvas, o trabalho continua com a permanência de equipes, além de aeronaves, na área da Chapada.
"Chove em vários pontos, desde os locais mais críticos, como Morro Branco, até a cidade de Lençóis. A chuva ajudou muito a diminuir os focos", informou Vanessa Matos, da assessoria do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia.
A estimativa da Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema) é de que ao menos 30 mil hectares tenham sido atingidos na região com o incêndio.
Trabalho de combate ao uncêndio na Chapada Diamantina na sexta-feira (27) (Foto: Maj BM Vianey/Corpo de Bombeiros Militar)Trabalho de combate ao incêndio na Chapada Diamantina na sexta-feira (27) (Foto: Maj BM Vianey/Corpo de Bombeiros Militar)
Destruição
As belas paisagens da Chapada Diamantina foram afetadas pelo fogo que atinge a região há mais de duas semanas. Imagens mostram a vegetação queimada próximo ao Rio Mucugezinho e de um dos cartões postais da região, o Morro do Pai Inácio.
Vegetação foi afetada por incêndio nas proximidades do Morro do Pai Inácio, na Chapada Diamantina. (Foto: Portal Chapada)Vegetação foi afetada por incêndio nas área do
Morro do Pai Inácio, na Chapada Diamantina
(Foto: Portal Chapada)
Durante a semana, o secretário de Meio Ambiente do Estado, Eugênio Spengler, avaliou que os danos causados pelo incêndio sejam difíceis de ser revertidos. “As perdas são muito grandes. Talvez não se possa superar [danos]”, definiu
A destruição de orquídeas, a morte de animais e impacto sobre as nascentes são apontados como as principais consequências do incêndio.
Localizada no Centro da Bahia, a Chapada Diamantina é apontada pela Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa) como "coração do estado". O Rio Paraguaçu, por exemplo, responsável por parte do abastecimento das regiões metropolitanas de Salvador e Feira de Santana, sofreu com os impactos do fogo.
Orquídeas são um dos destaques da flora local. (Foto: Portal Chapada)Orquídeas são um dos destaques da flora local
(Foto: Portal Chapada)
“A Chapada é uma caixa d´água, podemos chamar assim. Aqui nascem muito rios. Um deles é o Rio Paraguaçu, que abastece grande parte da região metropolitana de Salvador e da região metropolitana de Feira de Santana. Cerca de três milhões e 500 mil pessoas são abastecidas por ele [nessas localidades]”, explicou o secretário.
Por conta dos incêndios, houve destruição de vegetação que fica na nascente do rio. “Vai demorar alguns anos para ser recuperada. Daqui a pouco vai chover, e isso [a falta de vegetação na nascente] compromete com erosão e assoreamento. A quantidade e a qualidade da água pode ser afetada”, estima.
Além do rio, o secretário de Meio Ambiente, Eugênio Spengler, afirma que os incêndios destroem exemplares da flora. Há grande preocupação com as orquídeas. Conforme a BahiaTursa, há 50 espécies da planta em toda a região. “Ainda não tem números, mas ainda temos mortes de cobras, de aves ainda com ninho, felinos, insetos. São muitas perdas”, resume.
Trilha do Rio Mucugêzinho ficou destruída. (Foto: Portal Chapada)Trilha do Rio Mucugêzinho ficou destruída após fogo na mata. (Foto: Portal Chapada

Nenhum comentário:

Postar um comentário