MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 29 de novembro de 2015

Grafiteiros transformam tapumes de obras em galerias de arte, em Goiânia


Quatro artistas participam de concurso de grafite, dois são ex-pichadores.
Através de site, população pode votar na obra favorita até 31 de dezembro.

Murillo VelascoDo G1 GO
André Amorim, Wes Gama, Rubin e Decy são os autores das obras (Foto: Dibulgação/Arte em Tapumes)André Amorim, Wes Gama, Rubin e Decy são os autores das obras (Foto: Divulgação/Arte em Tapumes)
Um concurso entre grafiteiros está transformando o cenário de algumas construções em Goiânia. Para disputar o prêmio, artistas goianos pintaram os tapumes que cercam quatro canteiros de obras da capital. O painel que mais receber votos do público será o vencedor da competição.
O projeto “Galeria aberta, arte em tapumes” visa, segundo a organização, tornar espaços da cidade mais acolhedores e agradáveis ao olhar. Outro objetivo é valorizar a arte urbana como uma forma de combater o vandalismo das pichações.

A técnica usada pelos artistas é o grafite, que consiste pintar em painéis com o uso de tinta-spray. Alguns dos participantes são ex-pichadores e contam que encontraram nessa arte uma forma de representar o sentimento do artista que vive dentro deles.
Artistas
Quatro grafiteiros foram convidados para participar do projeto. Rubin, André Amorim, Wes Gama e Decy fazem parte do grupo Árvore Urbana, que vê no grafite um caminho para que adolescentes envolvidos com a pichação se transformem em artistas.
André e Wes Gama eram pichadores e tomaram o grafite como uma "missão" e "uma questão social". André conta que começou a pichar aos 13 anos. Ele afirma que gostava da adrenalina de riscar as fachadas, mas resolveu fazer algo diferente e que não fosse crime. “Essa é uma forma legal e que eu posso evoluir com o meu trabalho, já que com a pichação não seria possível”, conta.
Para o concurso, ele pintou o retrato de Nelson Mandela, um dos símbolos da paz mundial e do combate ao preconceito racial.
Nelson Mandela foi escolhido por André para ser retratado em tapume (Foto: Dibulgação/Arte em Tapumes)Nelson Mandela foi escolhido por André para ser retratado em tapume (Foto: Divulgação/Arte em Tapumes)
O artista Wes Gama vê o grafite como uma evolução artística. “Comecei adolescente com a pichação e como eu era muito novo fui ganhando técnica e espaço no meio artístico, quando vi já estava no grafite como artista”, conta.
Gama retratou a miscigenação em seu painel intitulado “O Brasil Índio”. Ele afirma que, por meio dos indígenas, manifestamos respeito à natureza e ao próximo. “Tudo está interligado”, acredita.
Tento com meu trabalho passar para as pessoas que não há diferenças entre nós por causa de cor, raça ou dinheiro"
Decy
Decy era pintor de paredes e trabalhava com comunicação visual em muros. Hoje, além de grafitar paredes e muros com sua arte, ele registra desenhos no corpo de quem admira seu trabalho.
“Hoje faço também tatuagens. Tento com meu trabalho passar para as pessoas que não há diferenças entre nós por causa de cor, raça ou dinheiro”, afirma. Para a disputa, ela pintou o painel “Alegria para quem precisa”.
Para completar o time do projeto, o goianiense Rubin fez do grafite sua voz. Depois de experiências em vários países, ele voltou a Goiânia para pintar em um tapume a obra “mãos”. Segundo ele, a tela é uma forma de celebrar a união e passar uma mensagem de paz para a população.
Painel "Mãos", de Rubin, retrata a paz e a união dos povos da humanidade (Foto: Dibulgação/Arte em Tapumes)'Mãos', de Rubin, retrata a paz e a união dos povos da humanidade (Foto: Divulgação/Arte em Tapumes)
Rubin ressalta que, atualmente, o grafite é visto como uma forte expressão da arte contemporânea. “Hoje o grafite não é pichação, está presente nos grandes centros e até em galerias de arte pelo mundo”, considera.
Votação
As obras foram pintadas em três bairros da capital: Jardim América, Parque Amazônia e Setor Leste Universitário. Os painéis foram criados em tapumes de mais de 17 metros quadrados que cercam os canteiros dessas obras.
Até o dia 31 de dezembro, os painéis estão em votação no site do projeto Arte em Tapumes, onde também é possível conhecer mais a história de cada um dos artistas. O autor da obra mais votada receberá um prêmio de R$ 1 mil no dia 4 de janeiro do ano que vem.
"O Brasil Índio", de Wes Gama, retrata a miscigenação do povo brasileiro (Foto: Divulgação/Arte em Tapumes)'O Brasil Índio', de Wes Gama, retrata a miscigenação do povo brasileiro (Foto: Divulgação/Arte em Tapumes)
Pichadores
A incidência de ações de vandalismo em prédios públicos e privados por meio das pichações motivou um levantamento da Polícia Civil sobre o perfil dos pichadores. De acordo com dados da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema), 85% deles são menores de idade e não estudam. O levantamento aponta que grande parte destes adolescentes têm envolvimento com drogas.
Além disso, as pichações são uma forma de disputa de prestígio entre 75 grupos identificados em Goiânia. Desta forma, quanto mais locais os grupos marcam suas iniciais ou codinomes das gangues, mais prestígio e fama têm.
Rosto de criança foi intiulado por Decy como "Alegria para quem precisa" (Foto: Divulgação/Arte em Tapumes)Rosto de criança foi intiulado por Decy como 'Alegria para quem precisa' (Foto: Divulgação/Arte em Tapum

Nenhum comentário:

Postar um comentário