MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 29 de novembro de 2015

Hospital do Câncer de Barretos realiza atendimentos em Guajará, RO


Carreta está estacionada na sede do Rotary Club até segunda, 30.
Previsão é de que 200 pacientes farão os exames oferecidos.

Júnior FreitasDo G1 RO
A carreta do Hospital de Câncer de Barretos, ficará até a próxima segunda(30), em Guajará, e serão oferecidos exames de mamografia e Papanicolau. (Foto: Júnior Freitas/G1)A carreta do Hospital de Câncer de Barretos, ficará até a próxima segunda(30), em Guajará, e serão oferecidos exames de mamografia e Papanicolau. (Foto: Júnior Freitas/G1)
Uma carreta do Hospital de Câncer de Barretos iniciou na manhã desta sexta-feira (27), uma campanha para a realização de exames de mamografia e Papanicolau, em Guajará-Mirim (RO), a 330 quilômetros de Porto Velho.
Os atendimentos estão sendo feitos no Rotary Clube, no Bairro Serraria, e iniciaram às 8h e encerram às 18h. A programação segue até próxima segunda-feira (30) e a previsão é de que  200 pacientes das zonas urbana e rural do município serão atendidas.

A iniciativa é do Ministério Público de Rondônia (MP) em parceria com o Hospital de Câncer de Barretos, Secretaria Municipal de Saúde (Semsau), Exército Brasileiro e o Rotary Club que cedeu o espaço para os atendimentos. A ação deveria ter acontecido no último dia 21, durante o MP Itinerante, mas acabou sendo adiada para outra data porque a carreta precisou receber manutenções.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Sâmia Melgar, pela manhã serão realizados 50 atendimentos, sendo que 25 são mamografias e 25 de Papanicolau. Durante a tarde o sistema será o mesmo e também no segundo dia de campanha, no dia 30.
As pacientes já foram pré-atendidas nos postos de saúde pelos médicos e enfermeiros que através da avaliação clínica fizeram o encaminhamento para a realização dos exames na carreta.
"O público alvo da campanha são as mulheres acima de 40 anos para exames de mamografia e de 25 a 60 anos para o Papanicolau. Serão 100 pacientes para cada exame, no total de 200 atendimentos", explicou Sâmia.
De acordo com a enfermeira Nayara Lúcia de Lima, é importante a conscientização das mulheres para realizar anualmente os exames de rastreamento detalhado e preventivo porque facilita o tratamento da doença.
"Quanto mais cedo as mulheres fizerem os exames melhores serão as chances de se curar. Começamos a fazer exames dez anos a menos que o SUS que só realiza a partir dos 50 anos. O estágio inicial da doença descoberto precocemente facilita o tratamento e o torna mais rápido e mais fácil também. Temos um alto índice de cura em mulheres diagnosticadas precocemente", ressaltou a enfermeira.
A agricultura Terezinha Chaves, de 59 anos, realiza os exames periodicamente e acredita que através da campanha muitas mulheres poderão ser beneficiadas. "É muito importante a gente estar fazendo esse exame anualmente. Minha família apoia bastante e eu tenho muita vontade de cuidar da minha saúde. O importante é que todas as mulheres façam os exames e busquem o atendimento aqui e nos postos", aconselhou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário