MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 29 de novembro de 2015

Romeiros da Paraíba expressam sua devoção a Nossa Senhora da Penha


Ele contam os motivos de participar da romaria que está na sua 252ª edição.
Caminhada acontece neste sábado (28) e madrugada do dia 29.

Felipe RamosEspecial para o G1 PB
Romaria da Penha leva milhares às ruas em João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1)Romeiros na caminhada de Nossa Senhora da Penha em João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1)

Eles percorrem 14 quilômetros de caminhada. A cada passo, expressam a sua fé e alegria. Os devotos de Nossa Senhora da Penha, em João Pessoa, contam porque participam da Romaria da Penha, que neste ano chega à 252ª edição e acontece neste sábado (28), na capital paraibana. De acordo com os fieis, o trajeto é longo, mas é preciso superar o cansaço para fazer preces, testemunhar, realizar boas ações e, sobretudo, agradecer.
Neste ano a romaria vai ter como tema “Seguindo a Jesus, com Maria, serei missionário da misericórdia na alegria do evangelho". Ela vai ser iniciada às 22h (horário local) em frente à igreja de Lourdes, no Centro de João Pessoa, e término no Santuário da Praia da Penha. A expectativa da organização é de reunir cerca de 400 mil pessoas
Participando da romaria há 18 anos, Maria de Fátima, de 60 anos, diz que o principal motivo para participar do evento é agradecer. Entre os motovos para a gratidão, estão ter conseguido criar os seus três filhos, após a morte do seu esposo há cerca de 20 anos, curas físicas e outros favores por intermédio de Nossa Senhora da Penha.
Romeira Maria de Fátima participa há cerca de 18 anos (Foto: Anna Patrícia/Arquivo pessoal)Romeira Maria de Fátima participa há cerca
de 18 anos da Romaria da Penha
(Foto: Anna Patrícia/Arquivo pessoal)
A romeira recorda que após a morte do seu esposo foi á sua santa devoção a quem primeiro recorreu e, segundo ela, logo foi atendida. “Eu pedi: por favor, minha Nossa Senhora da Penha, me socorre! Me ajuda a caminhar pela vida com meus filhos”, contou a devota, que começou a participar da romaria pouco tempo depois do falecimento do esposo.
Como forma de manifestar sua gratidão, além de enfrentar o desgaste da caminhada, a devota entrega a aos outros romeiros alguns objetos, como por exemplo, terços, medalhas religiosas e chaveiros. “Este ano minha filha vai comigo, vai ajudar a distribuir água para outras pessoas. Para mim, a cada ano é mais emocionante, cada romaria parece que renova mais minha vida”, explicou dona Maria. Ela completa dizendo:“Se fosse duas vezes por ano eu iria”.
Rezar
Com o objetivo de fazer preces, Camila César, arquiteta, de 29 anos, percorre o caminho da Romaria da Penha há 10 anos. Segundo ela, já foi preciso fazer ‘loucuras’ para não perder a data dessa atividade religiosa. “Eu já sai correndo de um casamento no qual eu era madrinha, há alguns anos. Não participei da festa, apenas da celebração. Eu tive que sair de ‘fininho’. Ninguém me viu sair. Eu tive que enrolar os noivos”, lembrou Camila.
Camila e o seu pai vão juntos fazer preces na Romaria da Penha (Foto: Camila César/Arquivo pessoal)Camila e o seu pai vão juntos fazer preces na
Romaria da Penha em João Pessoa
(Foto: Camila César/Arquivo pessoal)
Esta devoção, de acordo com ela, está enraizada na sua família e lhe foi repassada ainda no berço. “Meus pais já participavam da romaria antes do meu nascimento, na época em que ainda eram namorados. Ela são muito devotos. Quando eu nasci, um deles ficava comigo. O outro ia pra procissão. Lembro que eu sempre quis participar. Com o passar do tempo, minha mãe parou de ir. Por outro lado, eu comecei a ser romeira com o meu pai”, contou ela, que disse só ter faltado a duas edições deste então.
Para ela, cada passo da romaria é marcado por momento de intimidade com o seu pai e com a sua fé. “Nós vamos rezando o caminho todo. Meu pai canta e faz as orações do meu lado. Cada passo é emocionante, fazemos nossas preces. É algo lindo. Quero que essa tradição passe para meus filhos”, relatou a devota.
Testemunhar
Fabio Rios, de 43 anos, conta com orgulho sobre a história do seu matrimônio, que passou por um difícil período de seperação e pretende ir à romaria para testemunhar sobre mudanças no casamento. "Eu pedia a Nossa Senhora da Penha que me ajudasse, intercedesse. Em 2010 eu fui na romaria e pedia pelo nosso casamento. Eu sentia que ela estava intercendo pela nossa união. Em 2012 a minha esposa foi para a romaria comigo. E em 2013 nós voltamos a viver juntos como marido e mulher", relatou.
Segundo Fábio, que já participa da romaria há seis anos, ele se sente em divída com a santa e disse que vive o trajeto com muito respeito. "Considero a nossa história um testemunho para outras pessoas de graça por intermédio de Nossa Senhora da Penha", frisou ele

Nenhum comentário:

Postar um comentário