MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 30 de janeiro de 2016

Aids cresce entre os mais jovens


Campanha do Ministério da Saúde de prevenção ao HIV será intensificada no Carnaval

por
Adilson Fonsêca
Publicada em TRIBUNA DA BAHIA
À cada ano aproximadamente cinco mil pessoas são contaminadas pelo vírus HIV, que transmite a Aids. E o que mais preocupa as autoridades de saúde no Estado é que a maioria dos novos portadores do vírus é constituída por jovens a partir dos 15 anos de idade, que avesso ao uso da camisinha, tem feito com que existam em todo o estado aproximadamente 25 mil portadores do vírus HIV.
O alerta foi feito pelo sub-secretário estadual da Saúde, Roberto Badaró, que ontem à tarde participou Dia lançamento da campanha de prevenção à Aids, no palácio da Aclamação, em Salvador.
Acompanhado do diretor do departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatires do Ministério da Saúde, Fábio Mesquita, me da vice-prefeita de Salvador, Célia Sacramento, a campanha vai distribuir cinco milhões de preservativos em todo o país durante o carnaval.
Em todo o país são 455 mil portadores do vírus da Aids que estão se submetendo a tratamento na rede do Sistema Único de Saúde (SUS), que distribui 22 medicamentos gratuitos para o tratamento da doença.
Em seis anos, de 2009 a 2015, o país praticamente dobrou o número de pessoas infectadas que estão sendo tratadas pelo SUS. Além da distribuição gratuita de preservativos (camisinhas), o SUS distribui ainda  22 tipos de medicamentos para pacientes soropositivos, sendo 11 produzidos no Brasil.
Na avaliação do Ministério da Saúde, a epidemia de Aids está estabilizada, mas mesmo assim é preocupante o fato de que à cada ano surgem 40 mil novos casos no Brasil. O sub-secretário da Sesab disse que hoje mesmo sendo controlada através de medicamentos que formam uma espécie de coquetel medicamentoso, a Aids avança, principalmente entre os jovens.
“São pessoas que não viveram o surto epidêmico de anos atrás e não atentaram ainda que somente com métodos preventivos, com o uso da camisinha, se pode se proteger da infecção pelo HIV”, disse.
Campanha
Com o slogan “Deixe a Camisinha Entrar na Festa” , a campanha de prevenção à Aids foi lançada em Salvador. Além da distribuição gratuita de camisinhas nos postos de saúde montados ao longo dos três circuitos principais do carnaval, dois postos específicos de atendimento aos foliões serão montados na Avenida Garibaldi,  no Rio Vermelho, e na rua Adhemar de Barros, em Ondina.
Os postos realizar os testes rápidos para detecção do vírus da Aids e ainda contarão com a presença de médicos, enfermeiros e psicólogos para atendimento às pessoas que tiverem os diagnósticos confirmados.
O teste é gratuito e os resultados saem em média 25 minutos após os exames. Conforme disse Roberto Badaró, a Sesab vai fazer valer a determinação do Ministério da Saúde de obrigar a que todos os estabelecimentos de hospedagem, como pousadas, hotéis e motéis, e também de entretenimento, como saunas, passem a distribuir o gratuitamente o preservativo.
Segundo o Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, nos últimos seis anos, o número de pessoas em tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS) praticamente dobrou, passando de 231 mil para 455 mil pessoas.
O aumento da adesão aos medicamentos, conforme explicou o diretor do departamento, Fábio Mesquita, significa que a meta de supressão viral de 90% estipulada pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) foi alcançada.
“Hoje, 91% dos brasileiros adultos vivendo com HIV/aids, em tratamento há pelo menos seis meses, já apresentam carga viral indetectável no organismo”, disse.
No entanto ele enfatizou que a prevenção continua sendo a maior arma contra o avanço da doença. “A estratégia hoje é a prevenção combinada. O teste periodicamente é muito importante, mas tem também a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), que é chamada de pílula dos 28 dias seguintes. A pílula, segundo o Ministério da Saúde, tem os mesmos efeitos preventivos da camisinha. Consiste na ingestão de quatro comprimidos anti-vírus nas primeiras 72 horas de uma contaminação por uma relação sexual sem preservativos, que devem ser tomados durante 28 dias.Logo após o carnaval, as pessoas poderão ter acesso, através do site do Ministério da Saúde, dos locais onde esses medicamentos poderão ser adquiridos gratuitamente na rede do SUS."
No Brasil, 800 mil estão infectados
No Brasil a epidemia da Aids está estabilizada, segundo o Ministério da Saúde. Atualmente a taxa de detecção da doença está em torno de 19,7 casos para cada 100 mil habitantes, o que representa um acréscimo de aproximadamente 40 mil casos por ano. Desde o início da epidemia no Brasil,  no início dos anos 80, foram detectados 798.366 casos de AIDS.
No ano passado, conforme o boletim do Ministério da Saúde com os dados de janeiro a junho, o Brasil diagnosticou 15.181 novos casos de AIDS, dos quais 671 estavam na Bahia. Dos casos registrados no Estado, 317 foram em Salvador, sendo 323 homens e 85 mulheres.
No cômputo geral, envolvendo homens, mulheres, gestantes e crianças, a Bahia é o 10º estado em número de casos de AIDS, sendo Salvador o 47º município brasileiro com maior número de casos notificados.
Os dados do Ministério da Saúde mostram ainda que no ano passado, entre janeiro e junho, 7.668 casos de AIDS ocorreram, em gestantes. A Bahia foi o 7º estado com maior incidência

Nenhum comentário:

Postar um comentário