MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 31 de janeiro de 2016

Saiba como proteger sua casa durante o Carnaval


Antes de viajar é preciso avisar no condomínio e se for ficar na cidade é essencial ter cuidado; confira dicas

Da Redação (redacao@correio24horas.com.br)
Com a chegada do Carnaval, aumenta a empolgação de curtir a festa, mas é preciso cuidar também da segurança do imóvel tanto para quem vai ficar em Salvador quanto para quem vai viajar.
Medidas básicas de segurança podem evitar dor de cabeça no retorno do período carnavalesco (Foto: Marina Silva/Arquivo CORREIO)
O gerente-geral de condomínios da Apsa, Jean Carvalho, aponta alguns cuidados que o proprietário deve ter para manter o lar seguro e evitar possíveis dores de cabeça. “Tem que checar portas e janelas para garantir que estão bem fechadas, fechar a saída de gás de fogões e aquecedores e olhar todas as torneiras e chuveiros para que não fiquem vazando”, lembra e aconselha que melhor é até fechar os registros.
“Alguns cuidados parecem óbvios, mas como são muitas áreas da casa, às vezes, as pessoas esquecem de olhar todos os locais”, complementa.
Segundo Jean, também é importante desligar aparelhos eletrônicos como televisores, ventiladores e outros que possam ficar fora da tomada. No caso de apartamentos que possuam peixes ou passarinhos, por exemplo, é necessário pedir a um conhecido para fazer visitas ao apartamento e checar se está tudo certo. Nesse caso é preciso orientar os porteiros sobre quem tem autorização para entrar no apartamento durante período da viagem.
Desligar a campainha e o telefone evita que percebam que não há pessoas em casa. Já a crença de que deixar a luz acesa para pensar que há gente é pouco eficiente. “Ninguém deixa a luz acesa durante o dia. O ideal é instalar uma luz de vigia, que acende apenas quando está escuro”, opina o representante da Apsa.
</div> <div id='passback-wb51d92272f'></div>
Edval Filho, tenente coronel da Polícia Militar e professor do curso de pós-graduação em Segurança em Grandes Eventos do Centro Universitário Estácio da Bahia, explica que antes de viajar é preciso avisar no condomínio. “Informar ao síndico e a um vizinho que estará fora e solicitar que fiquem atentos a qualquer movimentação suspeita. Deixar uma luz acesa, preferencialmente, a dos fundos da casa é bom. Se for apartamento, a do sanitário deve ficar ligada”, diz Edval.
Para quem vai ficar em Salvador, Edval, que também é professor titular da Academia de Polícia Militar e especialista em Segurança Pública, diz que é preciso cuidado. “Se não for para a folia, prefira diversão em shoppings e restaurantes, em ambientes fechados. É recomendável passear apenas em locais com policiamento reforçado: Pelourinho, Parque da Cidade, Lagoa do Abaeté e Parque de Pituaçu”.
ADVERTISEMENT
O retorno ao lar também deve ser levado em consideração. “Quem volta de viagem está cansado. É sempre bom encontrar uma casa limpa e arejada, pronta para nos receber. Por isso, tente refrescar o ambiente, deixando os basculantes, que são inofensivos, abertos”, finaliza Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário