Consultar o saldo do FGTS ou obter informações sobre o PIS, abono salarial e seguro-desemprego ficou mais fácil. Agora, o trabalhador pode conferir os extratos com poucos toques. Isso porque a Caixa Econômica Federal lançou nesta quinta-feira (31) dois aplicativos para a facilitar as consultas.
As ferramentas estão disponíveis, gratuitamente, para IOS e Android.
"Os dois aplicativos são um investimento em soluções que proporcionem uma maneira prática para o trabalhador acompanhar a situação de seus direitos", afirmou a presidente da Caixa, Miriam Belchior, por meio de nota. Segundo a vice-presidente de Fundos Loterias, Deusdina dos Reis Pereira, o custo do banco com o desenvolvimento do aplicativo foi "residual". Ela não informou o valor exato.
Como usar
Pelo app FGTS, o trabalhador pode acessar o saldo e obter informações sobre o benefício. Além disso, é possível tirar as dúvidas mais frequentes sobre o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e localizar a Caixa mais próxima. A ferramenta foi lançada em comemoração aos 50 anos do FGTS.
Para acessar o aplicativo, após fazer dowload do programa, o trabalhador deve cadastrar os dados pessoais e uma senha de acesso.
Já pelo app Caixa Trabalhador é possível acessar informações sobre o PIS/Abono Salarial e o seguro desemprego, além de conferir o calendário de pagamentos, consular as parcelas liberadas e confirmar o pagamento.
O evento que marcou o lançamento aconteceu nesta manhã durante a reunião do Conselho Curador do FGTS. A cerimônia contou com as presenças do ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto, e da presidente da CAIXA, Miriam Belchior.
Mais sobre FGTS
O fundo foi criado para proteger o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao mercado de trabalho. Pela lei, essa poupança forçada dos trabalhadores deve ser usada para investimentos em habitação, saneamento e infraestrutura.
Na quarta-feira, 30, o Ministério da Fazenda editou medida provisória (MP) que permite o uso do FGTS como garantia ao crédito consignado. A medida, com impacto estimado em incremento de R$ 17 bilhões nas operações com desconto na folha de pagamento, tinha sido anunciada há dois meses no escopo do pacote de crédito de R$ 83 bilhões. O conselho curador do FGTS ainda precisa regulamentá-la.
O trabalhador pode sacar seu FGTS em razão de demissão ou em ocasiões especiais, como aquisição da casa própria ou aposentadoria. A remuneração das contas é de 3% ao ano mais TR, bem abaixo da inflação. Em agosto de 2015, foi aprovado projeto na Câmara dos Deputados que aumenta gradativamente o retorno até atingir 6,17% ao ano em 2019. A medida precisa ser aprovada no Senado e sancionada pela Presidência da República.
Facilidade
Além desses dois apps, a Caixa disponibiliza também ferramentas com informações do Bolsa Família, Caixa Cultural e Caixa Prefeituras e Poupançudos Rush. Clique aqui e saiba informações sobre todos eles.