MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 30 de junho de 2016

CNPq na 68ª SBPC


 

CNPq ENTREGA PRÊMIOS DURANTE A SBPC


A partir do próximo domingo, dia 3, Porto Seguro (BA) será palco de um dos mais importantes encontros científicos do país, a Reunião Anual da SBPC. Em sua 68ª edição, o evento será realizado nas dependências da Universidade Federal do Sul da Bahia e contará com participação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico em diversas atividades.

Dentre elas, a tradicional entrega do Prêmio José Reis de Divulgação Científica, durante a abertura da Reunião Anual, no domingo, dia 3. Neste ano, o Prêmio José Reis foi concedido na modalidade "Pesquisador e Escritor" para Luisa Medeiros Massarani, do Núcleo de Estudos da Divulgação Científica do Museu da Vida, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A premiada receberá R$ 20 mil e diploma e a participação na SBPC com palestra a ser proferida no dia 5 de julho, no Auditório Caraíva.

Luísa é coordenadora do Mestrado Acadêmico em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da Casa de Oswaldo Cruz - Fiocruz, onde, desde 1987, realiza atividades práticas e de pesquisa em Divulgação Científica e integra o Núcleo de Estudos da Divulgação Científica do Museu da Vida.

Graduada em Comunicação Social pela PUC-Rio e Pós-doutora na University College London, Luísa é bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e atua na liderança e gestão de diversos grupos e redes de trabalho, tais como o Grupo de Pesquisa do CNPq Ciência, Comunicação & Sociedade; a SciDev.Net para América Latina e Caribe; e a rede de popularização da ciência e da tecnologia para a América Latina e o Caribe da Unesco. Em 2014, recebeu o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia, na categoria integração, como líder do grupo.

Na segunda-feira, 4, acontecerá a entrega do Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica e Tecnológica (PICT) e do Prêmio Fotografia Ciência e Arte, no estande do CNPq na Expotec, espaço onde estão expostos os trabalhos dos Institutos e das Agências do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Ambas as cerimônias acontecem na Universidade Federal do Sul da Bahia, que sediará todas as atividades da SBPC.

No PICT, os premiados são: na Categoria Bolsista de Iniciação Científica: Gleison Adriano da Silva, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Bruna Domingues Vieira, do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM); e  Dezyree Rodrigues da Rosa, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Na Categoria Bolsista de Iniciação Tecnológica: Flávia Arantes Pires Lage, da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL); Fernanda Pinhelli, da Universidade Federal do Paraná (UFPR); e Luan Souza Dutra, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Será premiada, ainda, a Universidade Federal de Lavras (UFLA), na Categoria Mérito Institucional.

Os vencedores receberão R$ 7 mil em dinheiro, bolsas de mestrado e a participação na SBPC, na sessão de Pôsteres.

O Prêmio de Fotografia será entregue às primeiras colocadas das duas categorias: Andréa Pimentel Barreto – UFOPA: 1º lugar  Categoria I - Imagens produzidas por câmeras fotográficas; e Ângela Maria Sousa Costa – LNBio/CNPEM: 1º lugar Categoria II - Imagens produzidas por instrumentos especiais. Os demais vencedores receberão a premiação posteriormente. Todas as imagens vencedoras estarão expostas no estande do CNPq.

Prêmio José Reis
Destinado às iniciativas que contribuam significativamente para tornar a Ciência, a Tecnologia e a Inovação conhecidas do grande público, o prêmio é concedido anualmente pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) desde 1978. O Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica é individual e é atribuído em um sistema de rodízio a uma das três categorias: "Jornalista em Ciência e Tecnologia", "Instituição ou Veículo de Comunicação" e "Pesquisador e Escritor".

Nesta edição, o Prêmio recebeu 45 inscrições de pesquisadores e escritores oriundos de universidades, autarquias, fundações, instituições de pesquisa e de ensino técnico e profissionalizante, museus, jornais, entre outros.



Premio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica

Em sua 13ª edição, o Prêmio premia os seis melhores trabalhos apresentados pelos bolsistas de Iniciação Científica e de Iniciação Tecnológica do CNPq e uma instituição na categoria Mérito Institucional. Ao todo participaram dessa edição 167 instituições de ensino e pesquisa, sendo 127 universidades e 40 institutos de pesquisa. As instituições encaminharam ao CNPq 467 relatórios dos bolsistas, sendo 192 de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; 156de Ciências da Vida e 119 de Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes.

O Prêmio de Fotografia - Ciência e Arte

O Prêmio tem como objetivos fomentar a produção de imagens com a temática de Ciência, Tecnologia e Inovação; contribuir com a divulgação e a popularização da ciência e tecnologia; e ampliar o banco de imagens do CNPq, e está voltado para estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e pesquisadores brasileiros. Para obter mais informações, acesse a página do Prêmio www.premiofotografia.cnpq.br/web/pfca .

SERVIÇO


Entrega do Prêmio José Reis de Divulgação Científica

Dia: 3 de Julho de 2016 – Domingo – Durante a sessão solene de abertura da 68ª Reunião Anual da SBPC
Horário: 18h
Local: Auditório Monte Pascoal 1 (UFSB)

Entrega dos Prêmios Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica e Fotografia - Ciência e Arte
Dia: 4 de julho de 2016 - Segunda-feira
Horário: 14h
Local: Estande do CNPq na Expotec (UFSB)

Mais informações:

Coordenação de Comunicação Social do CNPq

Mariana Galiza
61 99304-1740
61 3211-94 4
imprensa@cnpq.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário