MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 28 de junho de 2016

Manifestação de policiais em aeroporto do Rio repercute na mídia internacional

Oficiais seguravam um cartaz com os dizeres “Welcome to hell”


O protesto realizado por policiais civis e delegados do Rio de Janeiro, no Aeroporto Internacional Tom Jobim, na última segunda-feira (27), repercutiu em jornais do exterior. A cena mais comentada mundo afora foi a imagem de policiais segurando uma faixa com os dizeres “Welcome to hell” (Bem vindo ao inferno).
A repercussão da manifestação pela imprensa estrangeira era justamente o objetivo dos organizadores do protesto. De acordo com um dos líderes do movimento, a ideia da manifestação surgiu após a declaração do governador, Francisco Dornelles, dizendo que o Rio de Janeiro estava em estado de calamidade.
Publicações da Austrália, Índia, Rússia, Estados Unidos noticiaram o protesto dos servidores. O britânico ‘The Independente’ ressalta a fala do governador, admitindo o temor de fracasso dos Jogos Olímpicos devido à falta de segurança. A BBC foi outra que repercutiu a manifestação e lembrou a crise financeira enfrentada pelo Rio de Janeiro, dizendo que policiais e bombeiros estão sem receber seus pagamentos e ameaçam parar os serviços.

O site do canal de TV norte americano, Fox News, destacou a manifestação dos policiais e citou a morte do tenente da Polícia Militar, Denilson Theodoro de Souza, de 48 anos, que fazia a segurança particular do prefeito Eduardo Paes. Denilson foi morto após ser baleado durante uma tentativa de assalto.
Além da preocupação com segurança, o jornal ’Nine News Australia’ citou a saúde como um outro ponto crítico durante os jogos. A preocupação explicita na publicação refere-se a um grafite feito em uma ponte próximo à entrada do Aeroporto do Galeão com os dizeres: “Bem-vindos, não temos hospitais”.
Imprensa internacional repercute protesto de policiais no Aeroporto Internacional Tom Jobim
Imprensa internacional repercute protesto de policiais no Aeroporto Internacional Tom Jobim
A situação das contas do estado do Rio de Janeiro está cada dia pior. Para se ter ideia, de acordo com uma publicação na coluna do jornalista Lauro Jardim, no jornal O Globo, a falta de verbas teria, inclusive, feito um juiz adiar uma audiência pois a Secretaria de Administração Penitenciária não conseguiu fazer o transporte de um grupo de presos, alegando falta de dinheiro para colocar gasolina.

Nesta terça-feira (28), uma entrevista com o governador interino, Francisco Dornelles, foi publicada no site americano CBS Sports. Na publicação, Dornelles admite o medo de um fracasso durante as olimpíadas devido à falta de segurança.
Segundo a reportagem do CBS Sports, para Dornelles, “sem segurança e sem metrô, haverá dificuldades. Como é que as pessoas vão chegar aos locais de competições sem metrô? Como é que as pessoas vão se sentir protegidas na cidade sem segurança? A frota da polícia corre o risco de parar. Conseguimos fazer uma ginástica financeira e só aguentaremos até o fim da semana”, admitiu Dornelles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário