MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 30 de julho de 2016

Aeroporto de Salvador terá dispositivo com dados da Interpol na Olimpíada


Terminal aéreo passou por vistoria nesta quinta-feira (28).
Software vai apontar situação do passageiro perante a Justiça.

Alan Oliveira e Lílian MarquesDo G1 BA
ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, outras autoridades participaram da vistoria no aeroporto de Salavdor (Foto: Alan Oliveira / G1)O ministro Alexandre de Moraes e outras autoridades participaram da vistoria (Foto: Alan Oliveira / G1)
A uma semana dos primeiros jogos de futebol da Olimpíada 2016 em Salvador, o Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães teve os equipamentos de segurança vistoriados na tarde desta quinta-feira (28), pelo ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, em companhia de autoridades como o secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Teles Barbosa, e o secretário Extraordinário de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça, Andrei Rodrigues.
Entre os itens destacados no esquema de segurança montado para o período, está um dispositivo que utiliza o banco de dados de impressões digitais da Polícia Internacional (Interpol) para identificar os passageiros que desembarcam no terminal aéreo. O software, que aponta se a situação do usuário é regular perante a Justiça, está sendo usado desde o início da semana nos principais aeroportos do país, incluindo o de Salvador.
Equipamentos de segurança foram exibidos ao ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes (Foto: Alan Oliveira / G1)Funcionamento dos equipamentos de segurança
foi demonstrado (Foto: Alan Oliveira / G1)
A Polícia Federal também apresentou ao ministro uma roupa especial que suporta o impacto causado por bomba com carga explosiva de até 7,5 kg a uma distância de três metros, um braço mecânico, um robô antibomba e equipamentos de identificação de objetos por meio de raio-x.
A capital baiana receberá dez partidas de futebol entre os dias 4 e 13 de agosto. Os jogos serão realizados na Arena Fonte Nova, onde um perímetro de segurança será feito por equipes aéreas e terrestres. Para garantir a eficácia dos serviços, uma simulação de ataque químico foi realizada no estádio, na terça-feira (26).
Ao finalizar a vistoria no aeroporto de Salvador, o ministro Alexandre de Moraes disse que o terminal está apto para receber o público que virá à cidade para os jogos. "O aeroporto aqui em Salvador está preparado para receber com tranquilidade e com segurança todos os turistas que virão para a Bahia", afirmou o ministro.
Obras
As obras de reparo do aeroporto de Salvador, que foram iniciadas em janeiro de 2013, ainda não acabaram. A reforma do acesso ao terminal de passageiros permanece em andamento. De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), até o momento, foram executados 80,14% dos trabalhos previstos.
Reforma do acesso ao terminal de passageiros do aeroporto de Salvador ainda não acabou (Foto: Alan Oliveira / G1)Obra no acesso ao terminal de passageiros
continua acontecendo (Foto: Alan Oliveira / G1)
Segundo a Infraero, em virtude do processo de concessão do aeroporto, o cronograma das obras será revisto. O valor original do contrato era de R$ 87,2 milhões, atualmente, é de R$ 112,5 milhões. A empresa informou que todos os serviços são realizados de modo a causar o mínimo impacto aos usuários do aeroporto.
No entanto, em entrevista ao G1, pessoas que trabalham no estabelecimento relataram problemas operacionais no local. A vendedora Laisla de Souza, de 18 anos, que atua no centro de compras do aeroporto, contou que desde que começou a trabalhar no local, há cerca de um mês, muitas coisas param de funcionar, como as escadas rolantes.
Nesta quinta-feira (28), no total, três escadas rolantes estavam inoperantes. Os equipamentos estavam quebrados e isolados com placas de madeira e plástico. Além disso, um elevador do terminal de desembarque internacional estava fora de funcionamento.
Escada rolante quebrada no Aeroporto Internacional de Salvador (Foto: Alan Oliveira / G1)Escada rolante quebrada no Aeroporto de Salvador
(Foto: Alan Oliveira / G1)
Um taxista que trabalha no aeroporto há quatro anos prestando serviço de transporte aos passageiros que embarcam e desembarcam no terminal, reclamou das mudanças de localização dos pontos de táxi por conta das obras. Segundo ele, o remanejamento acaba atrapalhando o bom funcionamento do serviço.
"Tem horas que dá movimento [de pessoas], embola e faz fila. Os clientes reclamam. Eles chegam e compram o tíquete para adiantar o lado. Querem chegar [na porta do aeroporto] e já achar o táxi ali, mas muitas vezes a gente está afastado por causa das obras", disse o profissional de 43 anos que não quis se identificar.
O taxista relatou ainda que é comum acontecerem engarrafamentos na região de acesso ao terminal de passageiros por conta das máquinas usadas na obra e que os clientes reclamam do barulho.
"Quando eles [clientes] saem e recebem o barulho na cara, eles já entram [no carro] falando que essa obra não acaba", falou o taxista.
As amigas Clarissa Tavares, de 26 anos, e Silvia Biete, de 25, que retornavam para a cidade de Belo Horizonte após um período em Morro de São Paulo, região turística do município de Cairu, disseram estar satisfeitas com a infraestrutura do aeroporto, porém reclamaram da limpeza do banheiro. "Pode melhorar", disse Clarissa, que é médica.
Fila de táxis em meio a obra no Aeroporto Internacional de Salvador (Foto: Alan Oliveira / G1)Fila de táxis em meio a obra no Aeroporto Internacional de Salvador (Foto: Alan Oliveira / G1)
Elevador fora de funcionamento no Aeroporto Internacional de Salvador (Foto: Alan Oliveira / G1)Elevador fora de funcionamento no Aeroporto Internacional de Salvador (Foto: Alan Oliveira / G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário