MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 30 de outubro de 2016

Dr Hildon, do PSDB, é eleito prefeito de Porto Velho


Tucano disputou 2° turno das eleições com o candidato Léo Moraes (PTB).
Novo prefeito toma posse na prefeitura a partir de 1° de janeiro de 2017.

Jonatas BoniDo G1 RO
Dr Hildon Chaves (Foto: Mary Porfiro/ G1)Dr Hildon Chaves foi eleito com mais de 65% dos votos válidos (Foto: Mary Porfiro/ G1)
O candidato Dr Hildon Chaves, do PSDB, foi eleito prefeito de Porto Velho para os próximos quatro anos, neste domingo (30). O resultado saiu às 17h28, com 83% das urnas apuradas. Até às 17h54, o tucano tinha 65,36%, o que corresponde a 145.279 votos válidos. Dr Hildon vai tomar posse em 1º de janeiro de 2017. Esta é a segunda eleição consecutiva com 2° turno na capital.
A apuração dos votos começou logo depois de 17h, quando as urnas começaram a ser encerradas. Dr Hildon acompanhou a apuração em casa, junto de familiares.

Segundo colocado
O adversário de Dr Hildon na campanha eleitoral do segundo turno, Léo Moraes (PTB), obteve  34,64% dos votos válidos, até 17h54, o que representa 76.989 votos de eleitores.

Dados Porto Velho (Foto: Arte G1)Dados Porto Velho (Foto: Arte G1)
Quem é Dr Hildon
Hildon de Lima Chaves nasceu em Recife (PE) no dia 25 de maio de 1968. Vindo de família de classe média, atualmente ele é casado com Yeda Pacheco Chaves e é pai de dois filhos, ambos estudantes.
O candidato chegou a Rondônia em 1992 para assumir ao cargo de Promotor de Justiça, após ser aprovado em quarto lugar em um concurso com mais de 600 candidatos. Foi promotor público em Vilhena (RO), Pimenta Bueno (RO), Cacoal (RO), Ariquemes (RO) e Porto Velho.
Hildon pediu exoneração do MP-RO em 2013 para se dedicar exclusivamente ao Grupo Athenas - que compõe várias Faculdades em Rondônia, Acre e Mato Grosso. O novo prefeito é graduado em direito, com especialização em direito público e é empresário e advogado. Está filiado ao PSDB desde 2013.
Campanha
Durante a campanha eleitoral no 1° turno, Dr Hildon não apareceu nenhuma vez entre os três primeiros colocados nas três pesquisas eleitorais divulgadas pelo Ibope, em Porto Velho. No último levantamento, divulgado pelo instituto em 30 de setembro, o candidato aparecia com 9% das intenções dos votos válidos.
Na campanha do 1° turno, o novo prefeito disse que tinha como proposta melhorar o transporte coletivo de Porto Velho, mantendo o preço acessível para toda população. Ele também quer criar passe livre para estudantes nos ônibus circulares e recuperar áreas ribeirinhas que foram destruídas na enchente histórica do Rio Madeira, no ano de 2014.
Nas eleições do primeiro turno, no dia 2 de outubro, Dr Hildon ficou em primeiro lugar com 57.954 votos válidos, ou seja, 27,20% do total em relação aos outros seis candidatos a prefeito, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral.
Definido que iria para o segundo turno, o candidato deu início a mais uma etapa da campanha. Na ocasião, Dr Hildon destacou que em vez de construir novas escolas na capital, deseja ampliar a educação municipal já existente. Ele promete fazer um diagnóstico com os professores da cidade após iniciar o mandato.
O eleito afirmou também no segundo turno que a princípio não deseja realizar contratações na área da saúde, mas, caso apareça alguma necessidade, irá fazer de maneira emergencial.
Sobre turismo, o candidato afirmou que deseja transformar a Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM) em um centro turístico. Para isso ele pretende fazer uma parceria com a União. Dr Hildon também pensa em shopping popular ou espaços específicos para acabar com os camelos da capital.
Dia de votação em Porto Velho: Candidato Dr. Hildon (PSDB) abraça filhos a cada hora que é atualizado a apuração dos votos (Foto: Jheniffer Núbia/G1)Dia de votação no 1° turno, quando candidato Dr. Hildon (PSDB) abraça filhos em apuração
Dia de votação: Eleições Porto Velho 2016 (Foto: Jheniffer Núbia/G1)Dr Hildon durante votação neste domingo, 30 (Foto: Jheniffer Núbia/G1)
Dia de votação: Eleições Porto Velho 2016 (Foto: Jheniffer Núbia/G1)Dr Hildon após votação na escola Carmela Dutra, na capital (Foto: Jheniffer Núbia/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário