MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 29 de novembro de 2016

Acidente com a Chapecoense é mais um em lista de tragédias no esporte


Desastre de Munique provocou a morte de oito jogadores do Manchester United
Desastre de Munique provocou a morte de oito jogadores do Manchester United
A queda do Avro Regional Jet 85 da empresa aérea boliviana Lamia com jogadores, comissão técnica, dirigentes da Chapecoense e jornalistas que acompanhariam a primeira partida da decisão da Copa Sul-Americana é mais uma em um rol de tragédias envolvendo equipes esportivas e, de acordo com os números preliminares, a mais devastadora delas. Não por acaso, boa parte dos acidentes ocorreu nas proximidades das montanhas andinas, região de difíceis condições de voo e clima traiçoeiro. Em 1972, o turboélice Fairchild FH27 da Força Aérea Uruguaia que transportava a seleção nacional de rúgbi para uma partida em Santiago caiu na Cordilheira e provocou a morte de 29 pessoas – grande parte delas resistiu à queda mas morreu sem comida e abrigo, já que o resgate foi dificultado pela falta de vias de acesso. Fernando Parrado e Roberto Canessa, que integravam o time, caminharam por 72 dias entre as montanhas até conseguirem encontrar ajuda e escapar do inferno. Onze anos antes, um DC-3 da Lan Chile (atual LAN) também se chocou com a a cadeia montanhosa quando retornava de Osorno para Santiago com o time do Green Cross, que havia enfrentado o Provincial Osorno, causando 24 mortes. Apenas recentemente o local exato da queda foi identificado. Em 1969, 16 jogadores e integrantes da comissão técnica do Strongest estavam entre as 74 vítimas da queda do DC-6 do Lloyd Aereo Boliviano que caiu justamente depois de decolar de Santa Cruz de La Sierra, como o jato da Lamia, rumo a La Paz.
Na Europa, dois acidentes aéreos com equipes de futebol provocaram grande comoção. Ídolo inglês e hoje cavaleiro do império britânico, Sir Bobby Charlton foi um dos sobreviventes da queda do Airspeed Ambassador da British European Airways que decolava do Aeroporto de Munique rumo a Londres em 6 de fevereiro de 1958  – fez uma escala para reabastecimento depois de sair de Belgrado, onde o Manchester United havia enfrentado o Estrela Vermelha pela Liga dos Campeões. Oito jogadores e o auxiliar-técnico Bert Whalley não resistiram. A aeronave fazia sua terceira tentativa de decolar em meio a uma nevasca e não conseguiu ganhar altura. A equipe era conhecida à época como "Busby Babes" (meninos de Busby), referência ao técnico Matt Busby, que conseguiu escapar com vida.
Em 1949, 31 pessoas morreram quando o Fiat G.212 da Avio Linee Italiane que trazia a equipe do Torino de volta de Portugal, após amistoso com o Benfica, atingiu a Basílica de Superga – a equipe liderava o Campeonato Italiano e o desastre ficou conhecido como a Tragédia de Superga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário