MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 31 de dezembro de 2016

Baianos se destacam na primeira Olimpíada realizada no País


por
Albenísio Fonseca
Publicada em TRIBUNA DA BAHIA
Muito mais que um ano, os 365 dias de 2016 foram mesmo um turbilhão de fatos, nas diversas áreas das atividades sociais – política, economia, cultura, educação, saúde, esportes, urbanismo – tanto em âmbito mundial, nacional, quanto municipal. Ano de eleições e da primeira Olimpíada no País e na América Latina, do aumento dos casos de zika vírus, dengue e chikungunya, de atentados terroristas e graves acidentes na aviação no Brasil e mundo afora, os baianos e turistas à tiracolo passaram a contar com intervenções que transformaram o perfil da Orla da Cidade e lotaram shows com a reinauguração da Concha Acústica do TCA.
A Baía de Todos-os-Santos foi inserida entre as mais belas do mundo e o Carnaval voltou a deixar saudades. Esse ano, o hit de sucesso foi “Metralhadora”, com a banda Vingadora. Sem qualquer tipo de culto oculto à violência subliminar ou não e uma coreografia adotada pelos adolescentes em geral, a música predominou durante os sete dias de festa na capital.
As competições olímpicas revelariam dois jovens atletas baianos. Isaquias Queiroz, natural de Ubaitaba, tornou-se o primeiro atleta brasileiro a ganhar três medalhas em uma só Olimpíada. Conquistou a prata na prova de 1.000 metros de canoagem de velocidade individual, o bronze nos 200m e mais uma prata nos 1.000m de duplas. No boxe, Robson Conceição, soteropolitano da gema,  conquistaria,  aos 27 anos, a inédita medalha de ouro  para o Brasil na categoria leve (até 60 kg). Na abertura do evento, foram marcantes as apresentações da cantora Mariene de Castro e das Ganhadeiras de Itapuã.
A reeleição do prefeito ACM Neto, no 1º turno, deixou os partidos de esquerda a continuar sonhando com a possibilidade de um dia gerir a primeira capital do País. A vitória de Neto, contudo, seria marcada durante a campanha por denúncias da vice-prefeita, Célia Sacramento (PPL), de que ”houve superfaturamento nas obras de requalificação da Barra e do Rio Vermelho” e de que “Salvador é a capital do desemprego, enquanto o gestor público tem o seu patrimônio triplicado”, mas a candidata sofre processo pelas acusações.
A política seria marcada, ainda, por tentativas de envolvimento do governador Rui Costa (PT) nas investigações da Operação Lava Jato; pela revelação de mimos ao ex-governador e ex-ministro Jaques Wagner por ex-executivo da Odebrecht e pela queda do então ministro Geddel Vieira Lima, acusado pelo ex-ministro da Cultura, Marcelo Calero, de tê-lo “pressionado” a liberar  a construção de uma edificação na Ladeira da Barra acima do gabarito, em área tombada pelo patrimônio histórico.
A maior das alegrias foi ver que o Esporte Clube Bahia obteve o acesso, retornando à Série A do Campeonato Brasileiro, após partidas emocionantes e dramáticas até o último minuto. O clube de maior torcida do Nordeste, conforme pesquisa recente, no entanto, perdeu o título estadual para o maior rival sob arbitragem polêmica e sofreu desclassificação da Copa do Nordeste por uma gritante falha defensiva, mas realizou grande campanha com a equipe Sub-17 na Copa do Brasil Sub-20. Já o Vitória, além de Campeão Baiano, manteve-se, ainda que a trancos e barrancos, na Série A.
Em 2016, com seus 12 meses, 52 semanas, 8.760 horas, polêmicas incontáveis e agressões físicas, vimos a chegada à cidade do sistema de transporte Uber, para indignação e perda de passageiros pelos taxistas. Também as obras do Metrô, sob o encargo do Governo do Estado, avançaram e a Linha 2 foi disponibilizada aos usuários, enquanto seguem críticas à devastação do canteiro paisagístico da Avenida Paralela com faraônicas estações de transbordo para continuidade da implantação do aguardado sistema de transporte. O Centro de Convenções, por sua vez, teve parte da fachada desabada e o equipamento permanece como grande lacuna para o turismo na cidade.
Foram concluídas as obras de requalificação da Estação da Lapa, que passou a ser administrada pelo Consórcio Nova Lapa, grupo composto pelas empresas Socicam, Participa e Axxo, responsável pelo terminal nos próximos 35 anos. Mesmo sob a permanente liderança do desemprego entre as capitais do país, Salvador ganhou nova configuração urbana por toda a Orla da cidade. Foram concluídas as intervenções em Itapuã, Rio Vermelho, Ribeira e em Tubarão, no Subúrbio Ferroviário.
Diversos bairros da cidade ganharam novos mercados e praças públicas por iniciativa da Municipalidade. Os fortes de Santa Maria e de São Diogo, no Porto da Barra, foram convertidos em memoriais dedicados, respectivamente, ao etnólogo e fotógrafo francês, Pierre Verger, e ao pintor, gravador, escultor, ceramista, ilustrador e desenhista argentino, Carybé, em justas homenagens. Sob esses tantos aspectos, Salvador ganhou novo perfil urbano e cultural este ano, mas no Centro Histórico centenas de empreendimentos comerciais fecharam as portas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário