MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Passados quase 2,5 mil anos, os ensinamentos de Sócrates permanecem atuais


Resultado de imagem para socrates frasesCarlos Newton
Nesta época do ano, em que se evoca a divina presença de Cristo, é sempre importante lembrar também a atuação dos outros sete enviados que criaram as principais religiões, com doutrinas muito semelhantes entre si e praticamente os mesmos ensinamentos – Krishna, Lao Tsé, Moisés, Buda, Confúcio, Sócrates e Maomé.
Entre esses doutrinadores, os registros mais precisos que existem são de Sócrates, embora ele tenha nascido muito antes de Jesus (400 anos) ou Maomé (1.100 anos). Seu importantíssimo legado nos foi transmitido por dois de seus discípulos em Atenas: Platão e Xenofonte.
Ministrados quatro séculos antes do nascimento de Jesus Cristo, os ensinamentos de Sócrates perduram até hoje e influenciaram não somente o Cristianismo, em suas diferentes segmentações, mas também outras religiões derivadas, como o Espiritismo, que nitidamente é baseado nos pensamentos do mestre ateniense.
O QUE DISSE KARDEC – Em “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, Allan Kardec destacou que a doutrina cristã “foi pressentida muitos séculos antes de Jesus e dos essênios, tendo por principais precursores Sócrates e Platão”.
Antes de Sócrates e Platão, grandes pensadores já haviam concluído haver uma nítida separação entre corpo e alma (espírito). Muitas religiões acreditavam em reencarnação, outras pregavam a transmigração das almas ou metempsicose, segundo a qual o homem poderia reencarnar também em animais.
Kardec analisou em profundidade os ensinamentos de Sócrates em relação à espiritualidade, mostrando inclusive que o grande pensador tinha dúvidas e por isso se recolhia à modéstia, dizendo: “Só sei que nada sei”.
DÚVIDAS SOBRE A MORTE – Aos juízes que o condenaram à morte, em um dos maiores erros judiciais da História, disse Sócrates:
De duas uma: ou a morte é uma destruição absoluta, ou é passagem da alma para outro lugar. Se tudo tem de extinguir-se, a morte será como uma dessas raras noites que passamos sem sonho e sem nenhuma consciência de nós mesmos. Todavia, se a morte é apenas uma mudança de morada, a passagem para o lugar onde os mortos têm de se reunir, que felicidade a de encontrarmos lá aqueles a quem conhecemos! O meu maior prazer seria examinar de perto os habitantes dessa outra morada e distinguir lá, como aqui, os que são dignos e os que se julgam tais e não o são. Mas é tempo de nos separarmos, eu para morrer, vós para viverdes”.
CORPO E ALMA – Na prisão, onde continua a ser visitado por seus discípulos, afirmou Sócrates sobre a vida após a morte:
O corpo conserva bem impressos os vestígios dos cuidados de que foi objeto e dos acidentes que sofreu. Dá-se o mesmo com a alma. Quando despida do corpo, ela guarda, evidentes, os traços do seu caráter, de suas afeições e as marcas que lhe deixaram todos os atos de sua vida. Assim, a maior desgraça que pode acontecer ao homem é ir para o outro mundo com a alma carregado de crimes. Vês, Cálicles, que nem tu, nem Pólux, nem Górgias podereis provar que devamos levar outra vida que nos seja útil quando estejamos do outro lado. De tantas opiniões diversas, a única que permanece inabalável é a de que mais vale receber do que cometer uma injustiça e que, acima de tudo, devemos cuidar, não de parecer, mas de ser homem de bem”.
AS MESMAS DÚVIDAS – Passados quase 2,5 mil anos, a humanidade continua com as mesmas dúvidas que atormentavam Sócrates e seus discípulos, a respeito da existência de Deus e da possibilidade de reencarnação. Na verdade, só sabemos que nada sabemos, podemos dizer assim, parafraseando o mais famoso ensinamento do grande mestre ateniense.
Acreditar em Deus pode até ser um erro, mas é um grande alento para bilhões de pessoas que insistem e desejar paz na terra às pessoas de boa vontade.
Posted in

Nenhum comentário:

Postar um comentário