MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Putin anuncia que não vai expulsar diplomatas norte-americanos

Obama expulsou 35 diplomatas russos por suposta interferência em eleição


O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou que "não vai expulsar" os diplomatas norte-americanos em resposta às ações de Washington. Comunicado informa que a "Rússia se reserva ao direito" de responder aos Estados Unidos, mas que não pretende fazer isso como uma "diplomacia irresponsável".
Mais cedo, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, entregou uma lista com 35 nomes de diplomatas norte-americanos que seriam declarados "persona non grata" pela Rússia.
De acordo com informações de Lavrov para a agência de notícias Tass, 31 deles vivem em Moscou e quatro em São Petersburgo. "Agiremos segundo o princípio da reciprocidade", teria afirmado Lavrov sobre a medida.
Obama anuncia sanções contra Rússia e expulsa 35 diplomatas
Obama impôs sanções por conta de suposta interferência russa na eleição vencida por Donald Trump
Obama impôs sanções por conta de suposta interferência russa na eleição vencida por Donald Trump
Nesta quinta-feira (29), o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama impôs sanções contra dirigentes do governo e da inteligência da Rússia por conta de suposta interferência do país na eleição vencida por Donald Trump. Para a Casa Branca, os cinco indivíduos e seis entidades afetados estão envolvidos em "significativas atividades cibernéticas maliciosas".
Além disso, o Departamento de Estado expulsou 35 diplomatas da embaixada de Moscou em Washington e do consulado em São Francisco, dando a eles e suas famílias 72 horas para deixarem o solo norte-americano.
Os russos também não terão mais acesso a dois complexos recreativos estatais situados em Maryland e Nova York. "Ciberativistas da Rússia tentaram influenciar a eleição, erodir a fé nas instituições democráticas dos EUA e levantar dúvidas sobre a integridade do nosso processo eleitoral", diz um comunicado da Casa Branca.
As sanções serão impostas pelo Departamento do Tesouro e atingirão o Diretório Principal de Inteligência (GRU) e o Serviço Federal de Segurança (FSB), sucessora da KGB. Além disso, a lista inclui três companhias que deram apoio a operações do GRU, quatro oficiais da agência e dois civis acusados de "usar meios cibernéticos para causar a apropriação indevida de informações pessoais".
"Essas ações se seguem a repetidos avisos públicos e privados que nós demos ao governo da Rússia e são uma resposta necessária e apropriada aos esforços para prejudicar os interesses dos EUA", disse Obama por meio de uma nota.
A notícia de que o presidente estava estudando sanções contra Moscou surgiu na última quarta-feira (28), elevando a tensão com o Kremlin na reta final de seu mandato. Recentemente, a CIA afirmou que hackers russos vazaram emails do Partido Democrata para beneficiar Trump, que promete adotar uma postura mais amigável a Putin.
Divulgadas pelo WikiLeaks, as mensagens indicavam um suposto favorecimento da cúpula da legenda à candidata Hillary Clinton, em detrimento de Bernie Sanders. Segundo os serviços de inteligência dos EUA, o ataque cibernético teve o aval do próprio presidente da Rússia, que nega as acusações.
Ao assumir a Casa Branca, Trump colocará no Departamento de Estado o CEO da petrolífera Exxon Mobil, Rex Tillerson, que mantém boas relações com Putin.
* Da 'Ansa Brasil'

Nenhum comentário:

Postar um comentário