MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

BH terá cerca de 130 estreias no Carnaval de 2017


Entre os 320 blocos inscritos para o Carnaval, cerca de 130 são estreantes, segundo a Belotur. Ou seja, 40% dos grupos que vão participar da festa terão ares de novidade para os foliões da cidade.
Um diferencial do Carnaval deste ano na capital mineira será a presença do bloco do Zé Pereira dos Lacaios. Ele foi criado em Ouro Preto há 150 anos e é a principal referência da festa momesca na cidade histórica, especialmente pelos bonecos gigantes inspirados em personagens marcantes da região, como Tiradentes e Sinhá Olímpia, uma marcante contadora de histórias do século passado.
“Por causa do aniversário de 150 anos, a Prefeitura de Belo Horizonte nos convidou para tocar no Carnaval da cidade. Vamos levar cerca de 20 instrumentistas e cinco ou seis bonecos”, afirma o presidente do bloco, Arthur Carneiro. Segundo ele, o desfile será na Pampulha, no dia 27 de fevereiro, e a possibilidade de voltar a acontecer nos próximos anos é grande.
Outro bloco de fora que aporta na capital mineira é o Monobloco, um fenômeno de público no Rio de Janeiro. O grupo desenvolveu um trabalho de oficinas junto ao Bloco do Queixinho, em 2016, e os músicos cariocas demonstraram interesse em participar do Carnaval belo-horizontino. O desfile será dia 28 de fevereiro no entorno do Mineirão.
Santa Tereza
Os frequentadores de bares do boêmio bairro de Santa Tereza, na região Leste, também se uniram para montar um bloco. Quem Disse que Tereza É Santa vai desfilar pelas ruas do bairro na terça-feira, dia 28. “Começamos sem muita divulgação no primeiro ano para sair mais organizados em 2018. Estamos focados em músicas pop e vocal feminino”, adianta Gabriela Meirelles, proprietária do Bar da Gabi.

No mesmo bairro acontece a estreia do bloco Volta, Belchior. Ele foi criado há um ano, mas somente agora terá o primeiro desfile, com saída da rua Mármore e finalização em frente ao tradicional Bar do Orlando, no dia 25 de fevereiro. No repertório, músicas do cearense Belchior, que hoje mora no Uruguai.
“Consideramos o Belchior um filósofo da música popular brasileira. Suas letras tratam com profundidade temas do cotidiano, levando os fãs à reflexões sobre nossa existência”, conta o idealizador do bloco, Kerison Lopes, lembrando que todos os foliões são convidados a usar bigodes postiços em homenagem a Belchior.
Anos 80
A personagem Tieta Presley, da Liberdade FM, ganhou um bloco que deve se concentrar na avenida Carandaí, em frente ao colégio Arnaldo, no Funcionários, na segunda-feira de Carnaval. O Tietes de Tieta terá todo repertório inspirado nos anos 80, de músicas infantis a rock. Além de canções que remetem à personagem Tieta do Agreste, de Jorge Amado.
“Vamos do lixo ao luxo, de Menudos a David Bowie”, conta a presidente do bloco, Luciana Melo. Segundo ela, o primeiro desfile do bloco só está sendo possível porque foi abraçado por duas turmas: a banda Magnatas do Samba e o bloco Us Beethoven. “O carro de som que usaremos será o mesmo do Magnatas”, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário