MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

"O joio e o trigo" - FHC, Lula, Dilma e Temer



            Naqueles tempos, Jesus ensinava aos seus seguidores com parábolas - forma simples para melhor se entender. Na parábola o joio e o trigo, Jesus conta a história de um homem que semeou boas sementes de trigo em seu campo. Enquanto outro usou sementes ruins, de joio, em meio às sementes de trigo no campo daquele homem. Os empregados perceberam que havia crescido joio em meio ao trigo. Logo os agricultores queriam arrancar as ervas daninhas para as boas (trigo) crescerem melhores. Todavia, o proprietário os proibiu já que o joio e o trigo são muito parecidos e, por engano, eles poderiam arrancar as boas plantas também. A orientação era para as duas crescerem juntas e na hora da colheita, eles selecionarem a boa erva e arrancarem a ruim.
            A analogia do "joio e o trigo" com os últimos governos no Brasil é simples: FHC plantou a boa semente - implantou o Plano Real, Lei de Responsabilidade Fiscal, Agências Regulatórias, sanou os bancos estaduais, controlou a inflação, e o Brasil ficou em destaque no mundo, voltou a crescer... Lula e Dilma não só colheram todas as boas ervas que existiam, como plantaram as piores ervas daninhas. Temer apesar de ter feito parte do pior, mais corrupto, populista e incompetente governo de todos os tempos no Brasil - por isso é cúmplice -, não teve outra opção a não ser tomar as medidas amargas que ele e sua competente equipe econômica fizeram para o Brasil parar de se arrebentar e se restabelecer. 
            Portanto, Temer sabia que as ervas ruins plantadas nos governos do PT, eram nocivas, mas  jamais tentou impedir ou fazer algo para cuidar melhor do seu país. Agora, como um "bom agricultor", está semeando a boa semente, ele replanta um novo campo com sementes semelhantes às plantadas no governo de FHC.  
            O governo do presidente Michael Temer, apesar do pouquíssimo tempo, seis meses, já evidencia as boas mudanças implantadas no seu governo. A mais significativa foi o controle da inflação que já assolava o pobre povo brasileiro. Prudente e bom articulador, retomou o diálogo com o Congresso Nacional e aprovou a nova proposta de Emenda Constitucional (PEC) do teto dos gastos públicos; estabeleceu novo marco regulatório do Pré-sal, a nova lei das estatais e organizou as contas públicas.
            Em todas as áreas há mudança. Na educação, reestruturou o ensino médio, garantiu a renovação de mais de um milhão de contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), além de repasse de mais de cinco bilhões para instituições federais dos ensinos básicos, técnicos e superiores.
            O Risco Brasil caiu, os índices de confiança em todos os setores cresceram, as empresas estatais estão se reerguendo, o PIB estabilizou e já dá sinal de crescimento para este ano. Ele tem intensificado suas viagens ao exterior com equilíbrio, objetividade e competência; isto tem estabelecido boas relações econômicas com países desenvolvidos e em desenvolvimento, deixando de lado países com ideologias comunistas. A equipe econômica tomou diversas medidas para atrair investimentos e incrementar o setor produtivo, criando um clima de confiança e otimismo. É possível imaginar o governo do PT, de Dilma, ainda no poder? Como estaria o Brasil hoje?!
            O atual governo está no caminho certo, mas o Brasil não mudará sem as reformas, especialmente a política (tributária, fiscal e trabalhista). Está comprovado que o "presidencialismo" não funciona no nosso país. O sistema presidencialista tem sua raiz nos Estados Unidos. À medida que as repúblicas foram se instalando nas américas, o regime norte-americano acabou sendo o exemplo para todos os países - à exceção do Canadá. Pelo desempenho dessas repúblicas é fácil perceber que o presidencialismo só funciona bem nos Estado Unidos.
                Sempre existiram no mundo boas e más sementes plantadas por bons e maus homens. Na política como em todas as áreas, também sempre existiram...

 Sérgio Belleza é administrador, empresário, consultor e autor dos livros, Caminhado com Walkyria e Ascensão e Queda de um Império Econômico.
srsbelleza@bol.com.br / www.sergiobelleza.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário