MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 30 de março de 2017

A recessão é uma política criminosa, aponta especialista



Por Guilherme Reis | Fotos: Guilherme Reis
Aconteceu na manhã desta quinta-feira (30), na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), uma audiência pública que discutiu a reforma da Previdência, promovida pelo deputado estadual Joseildo Ramos (PT). Um dos membros da mesa, Paulo Kliass, doutor em economia pela Universidade de Paris, foi enfático ao dizer que “não existe rombo na Previdência”. “O governo decidiu provocar a recessão, que é uma política criminosa. Ao contrário da PEC dos gastos, que era mais difusa, essa atinge as pessoas de forma mais direta. O primeiro aspecto a ser considerado é que a reforma vem em um momento muito específico, em uma época de ‘austericídio’ e que tem uma visão muito retrógrada da política econômica”, avaliou.
 
De acordo com o pesquisador, as medidas adotadas pelo governo federal vão na contramão de políticas implementadas em países ricos como os Estados Unidos. “Aqui, os liberais tupiniquins, atrasados, fazem o que não é recomendado pelo FMI e pelo Banco Mundial”, prosseguiu. 
 
Ainda na sua avaliação, o problema é que, com a crise econômica e a redução dos postos de trabalho, menos pessoas e empresas contribuem com a Previdência. “O que acontece é que grandes empresas veem na Previdência um grande filão. Querem privatizar a Previdência pública”, acrescentou. 
 
A presidente da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal de São Paulo (Anfip), Sandra Tereza Miranda, disse que o governo quer “resolver um problema que não existe” e apontou que a reforma prejudica mais as mulheres que os homens. “Hoje, a mulher luta pela igualdade de direitos. O projeto tentar buscar uma unicidade é um absurdo. O governo vive em uma redoma e desconhece a realidade de cada um de nós”, ponderou. 
 
Já a secretária-geral do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), Elenice Pedroza, reiterou o posicionamento dos colegas e apontou que a reforma integra um conjunto de tentativas para reduzir o tamanho do Estado. “O que precisamos questionar é que tipo de Estado queremos. A crise é mundial. Estamos em um momento até de pré-guerra, porque o Estado liberal é muito individualista”, disse. “É mentira que existe um déficit na Previdência, uma falácia escancarada. O governo utiliza até de métodos nazistas, exigindo que as pessoas abram mão de seus direitos”, completou. 
 
Também estiveram presentes o coordenador-geral da APLB-Sindicato, Rui Oliveira, a deputada estadual Fátima Nunes (PT), além de representantes da OAB, da CUT e da CTB.
 
Atualmente, o projeto está sob análise em uma Comissão Especial da Câmara Federal dos Deputados, em Brasília. Em seguida, será votado no plenário e, por fim, no Senado. O governo espera aprovar a reforma ainda neste semestre na Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário