MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 31 de março de 2017

Seca deixa mais de 300 municípios baianos em situação de emergência


31/03/2017 - 17:02 |

 BAHIA TODA HORA
Foto: Marcello Casal / Agência Brasil

Mais 106 municípios baianos tiveram situação de emergência reconhecida pelo governo federal devido à seca. O decreto de reconhecimento foi publicado na edição desta sexta-feira (31) do Diário Oficial da União pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional. Com isso, aumentou para 314 o número de municípios baianos em situação de emergência – o Estado tem 417 municípios.
Com o reconhecimento da situação de emergência, os gestores podem solicitar apoio do governo federal para “ações de socorro, assistência à população e restabelecimento de serviços essenciais”.
Além disso, os municípios terão direito a outros benefícios, como a renegociação de dívidas no setor de agricultura – para a retomada de atividades econômicas nas regiões afetadas pela seca – e poderão receber o serviço de fornecimento de água potável pela Operação Carro-Pipa do governo federal.
Zabumbão – Entre os municípios que tiveram a situação de emergência reconhecida pelo governo federal está Paramirim, no sudoeste da Bahia. O prefeito da cidade, Gilberto Brito, comemorou o reconhecimento, já que a região passa por uma estiagem “totalmente agressiva”.
“Nós temos aqui a Barragem do Zabumbão, e em março de 2016 estava com potencial de 45 milhões de metros cúbicos de água. Mas em março deste ano, esse potencial chegou somente a 22 milhões. Nossa esperança é a chuva, que pode aumentar um pouco o nível, mas mesmo assim não será suficiente porque o período chuvoso na nossa região é no verão.”

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário