Fazer baliza sempre foi uma das duras tarefas do exame de habilitação. Colocar o carro numa vaga de forma perfeita diante do crivo dos examinadores do Detran pode significar a CNH na mão ou a reprovação. Mas estacionar não é só uma implicância dos agentes que avaliam a capacitação dos candidatos. Segundo estudo divulgado pela seguradora Allianz, quase a metade dos sinistros acontecem em manobras para estacionar.
A pesquisa também assinada pela Continental AG, na Alemanha, aponta que a grande maioria dos incidentes ao estacionar ou manobrar acontece quando se dá marcha à ré. “Situações como essa são responsáveis por mais de 70% dos sinistros e cerca de 85% dos pedidos de indenização por danos materiais plenos”, aponta o relatório, sendo que 41,7% dos pedidos foram ocasionados por colisões de um automóvel em movimento contra outro parado.
“A frequência dos acidentes que ocorrem durante o estacionamento e as manobras aumentou mais de 30% nos últimos dez anos e correspondem a 44% dos incidentes com perdas ou danos materiais e 39% das colisões físicas de danos plenos”, conta o chefe de Reivindicações da Allianz Versicherungs-AG, Rüdiger Hackhausen.

Visibilidade
Mas o estudo também pontua que o motorista não é tão “barbeiro” quanto parece. A pesquisa revela que nos últimos anos as mudanças nos formatos dos automóveis prejudicam a visibilidade e tornaram as manobras mais difíceis. Linhas de cintura mais altas, janelas menores e carrocerias mais largas são complicadores dos automóveis modernos. A pesquisa aponta que as caminhonetes e as vans ocasionam 30% mais acidentes do que veículos pequenos ou compactos.

Assistentes
O estudo mostrou que muitos sistemas de alerta de estacionamento atualmente instalados nos veículos têm uso limitado, isso porque não cobrem as laterais dos veículos e fazem com que muitos condutores confiem demais nesses dispositivos e não ajam com a rapidez necessária.
“Os primeiros sistemas inteligentes de auxílio ao condutor, como os assistentes de estacionamento e os sistemas de freios autônomos de emergência para manobrar, ajudarão a reduzir significativamente este risco no futuro”, disse o chefe da área de Surround View do departamento de Sistemas de Assistência ao Condutor da Continental, Wolfgang Fey.