NITERÓI (RJ) – Após quatro meses do lançamento do utilitário-esportivo (SUV) Captur, a Renault coloca no mercado uma nova opção de conjunto mecânico para o jipinho francês. Trata-se do motor 1.6 de 120 cv combinado com uma transmissão automática do tipo CVT. É o mesmo powertrain que equipa o primo japonês Nissan Kicks, mas com 6 cv a mais.
O Captur 1.6 CVT será oferecido nas versões Zen e Intense, e tem preços iniciais de R$ 84.900 e R$ 88.400. São valores que se encaixam entre a versão 1.6 com caixa manual (R$ 78.900) e a opção com motor 2.0 e caixa automática de quatro marchas (R$ 91.900).
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Fiel da balança
Com a nova opção, o Captur finalmente se equilibra para disputar a fração mais concorrida do segmento de utilitários-esportivos, que é justamente as opções com motor compacto e caixa automática, como o próprio Kicks, Renegade e Honda HR-V, Ford EcoSport e Hyundai Creta. Tanto que a Renault projeta que a opção responderá por 60% das vendas do modelo a partir de agora.
Desde o lançamento, em fevereiro, foram comercializadas cerca de 3.500 unidades do utilitário e um dos responsáveis pelo desempenho tímido está justamente no fato de não contar com uma opção intermediária sem pedal de embreagem.
Apesar de custar R$ 6 mil a mais que a versão com caixa manual, é uma opção menos salgada que a topo de linha, que custa R$ 13 mil a mais. Daí ser o fiel da balança dentro da linha, além de custar R$ 2 mil a mais que opção mais acessível do HR-V com câmbio CVT e R$ 3 mil a menos que o Jeep Renegade, que também orbita o topo do segmento.