RIO DE JANEIRO (RJ) – A Audi tem seguido os passos das primas Volkswagen e Porsche no quesito conservadorismo. Não que seja comportamental, mas de design. Assim como aconteceu com linha A5, a segunda geração do utilitário-esportivo (SUV) Q5 chega ao mercado brasileiro com linhas que pouco diferem de seu antecessor. Mas a marca garante que se trata de automóvel completamente novo.
E é mesmo! O jipinho das quatro argolas compartilha base com o Porsche Macan, a MLB, e mesmo que a silhueta remeta à geração passada, o Q5 ganhou vincos mais pronunciados, principalmente na linha de cintura, e elementos visuais como conjunto ótico, para-choques, grade e lanternas em consonância com a atual identidade visual da marca.
Mas a grande novidade do modelo que tinha desaparecido do mercado, após chegada do Q3, é que agora ele passa a ser importado do México, mas nem por isso ficou mais barato. Com 4,66 metros, o Q5 ganhou volume no porta-malas (550 litros), mas também ficou mais leve. Segundo a Audi a nova estrutura garantiu redução de 50 quilos.

Versões
O Q5 será oferecido em três versões: Attraction (R$ 244.990), Ambiente (R$ 247.990) e Ambition (R$ 292.990). Ambas utilizam o motor turbo TFSI 2.0 de 252 cv. Trata-se da mesma unidade que equipa a versão topo de linha o A5 Sportback. A transmissão utiliza conjunto de dupla embreagem e sete marchas S Tronic. Ja a tração é integral Quattro para qualquer versão.
De série, desde a versão básica o Q5 oferece sistema ajuste de condução Audi Drive Select com cinco modos (off-road, comfort, efficiency, dynamics, auto e individual), ar-condicionado automático, computador de bordo, controle de cruzeiro com limitador de velocidade, sensor de luz e chuva, volante multifuncional, sistema de monitoramento dos pneus, faróis com ajuste automático de altura, assistente de frenagem Auto Hold (o motorista não precisa manter o pedal do freio pressionado no trânsito), sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré, navegador GPS e conexão com smartphone.
O jipinho ainda pode ser equipado com ar-condicionado de três zonas, quadro de instrumentos digital (Virtual Cockpit), teto solar panorâmico, assistente de estacionamento, abertura eletrônica da tampa do porta-malas, além de controle de cruzeiro adaptativo (ACC), monitor de tráfego lateral e sensor de colisão traseira.